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Sustentabilidade

Grupo Heineken anuncia investimento em ESG nas fábricas em SP

Será ampliado o uso de energia renovável nas caldeiras de biomassa das fábricas

26/02/2022 07h29

Foto: Divulgação

O Grupo Heineken anunciou, em parceria com o governo do Estado de São Paulo, um investimento de R$ 320 milhões em práticas de ESG nas fábricas da marca no estado.

A sigla significa environmental, social and governance (meio ambiente, social e governança em tradução livre) e tem como objetivo que as empresas adequem os seus procedimentos nas fábricas para em uma agenda mais alinhada com os compromissos nessas áreas. 

“Quando praticamos com transparência e alinhado ao propósito e aos valores da companhia, as práticas do ESG reduzem potenciais riscos operacionais e de imagem e aproximam mais a organização de seus públicos, além de contribuírem para o fortalecimento da reputação de forma genuína”, explicou o vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem. 

Grande parte dos investimentos anunciados pela empresa serão usados na ampliação do uso de energia renovável nas caldeiras de biomassa nas fábricas de Itu, Araraquara, Jacareí e Campos do Jordão.

Outra preocupação será na eficiência hídrica e também na circularidade das embalagens de vidro que são negociadas com restaurantes, bares e casas noturnas. Homem destaca alguns dos programas que a companhia já colocou em funcionamento no Brasil e reforça que a marca quer uma circularidade de 100% nas embalagens de vidro utilizadas em restaurantes até 2025 por meio de programas de logística reversa.

“Um dos exemplos é o programa Volte Sempre, ação que trabalhamos em conjunto com parceiros e foi iniciada na cidade de São Paulo e teve a segunda fase piloto realizada em Belo Horizonte, que estimula a reciclagem de vidro com máquinas de tritura do material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro. Outro projeto é o Programa S0+MA Vantagens, que une a preocupação ambiental com a social, permitindo o acúmulo de pontos a cada material reciclável entregue pelos participantes, os quais podem ser trocados por produtos essenciais de higiene e alimentação ou cursos profissionalizantes”, diz. 

O vice-presidente também destacou que a empresa lançou um programa que promete levar energia verde para bares de 19 cidades brasileiras, o que fará com que os estabelecimentos economizem até 40% na conta de luz.

Aumento da produção 

Outra novidade que foi anunciada é a ampliação das plantas em São Paulo. Homem afirmou que a empresa vai gerar até 400 empregos no estado durante as obras de expansão. 

Além disso, a versão sem álcool da Heineken também vai ganhar um incremento na produção durante esse ano e o investimento da marca pode fazer com que essa produção dobre de volume. 

“Nossa versão zero álcool vem impulsionando este mercado desde o seu lançamento, contribuindo para a adoção de um consumo mais equilibrado da bebida por parte dos consumidores, frente que também é parte importante das nossas metas e compromissos com o ESG”, encerrou. 

Fonte: Isto É Dinheiro