Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Granito promove mudanças estratégicas para acelerar crescimento

Companhia ainda está recebendo aporte de R$ 70 milhões para ampliar plano de expansão

03/05/2023 10h08

Foto: Divulgação 

A Granito Pagamentos está promovendo mudanças estratégicas em sua estrutura organizacional e de liderança. Visando acelerar ainda mais o crescimento da empresa, que nos últimos anos alcançou importante e significativo papel no mercado financeiro e de tecnologia, a credenciadora do Banco BMG e do Super App Inter anuncia a chegada de Henrique Capdeville como novo CEO.

O executivo é uma referência no setor, com mais de 30 anos de trajetória na indústria de meios de pagamento e passagens por Mastercard, Redecard, Banco Pan, BRB, Fiserv, ACI Worldwide e Rendimento/pay. "A Granito tem um modelo de negócio vencedor. Muito mais do que uma ferramenta para transacionar dinheiro, construiu seu negócio por meio de um modelo sólido, com tecnologia proprietária capaz de gerar soluções para atender a expectativa e a necessidade do empreendedor que deseja crescer de forma sustentável e inteligente. Estou muito contente em embarcar nessa grande empresa e nesse desafio de tornar o negócio ainda maior", comenta Capdeville.

O novo diretor de operações é Renato Catalan, executivo vindo do Inter e com ampla experiência em operações de instituições financeiras. Catalan construiu sua trajetória no setor bancário, com uma passagem de quase 20 anos no Itaú. Diante da nova estrutura, em comum acordo, os fundadores Rodrigo Teixeira e Roberto Masotti deixam a empresa, após vender sua participação na companhia.

Só no comparativo 2022 x 2021, a Granito cresceu mais de 200%, consolidando cada vez mais seu papel de investidora em soluções e tecnologias próprias para se tornar referência no mercado de meios de pagamento. As mudanças anunciadas acontecem simultaneamente a uma nova rodada de investimentos pelos acionistas majoritários. Juntos, BMG e Inter estão aportando R$ 70 milhões para justamente acelerar o plano expansão da empresa, que já vem obtendo significativo avanço.

Até o início de 2021, a empresa era prioritariamente direcionada a micro e pequenos empreendedores, quando passou a credenciar clientes maiores oferecendo um ecossistema abrangente de soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamento. Hoje, a Granito atua com 130 filiais espalhadas por todo o Brasil e mais de 1.200 colaboradores. No último ano, a empresa negociou mais de R$ 16 bilhões em TPV (volume total de pagamentos), fruto da ampliação de sua cobertura estratégica em macrorregiões, a qual resultou no avanço de sua base, que atualmente conta com cerca de 100 mil clientes.

Para a Granito, o que explica o rápido crescimento, tanto financeiro quanto em clientes, é sua expertise tecnológica, uma vez que desenvolve todas as soluções dentro de casa - e ainda de forma customizável. À exemplo, desenvolver tecnologia proprietária a permite trabalhar com segmentos chamados de "small tickets", onde a maioria dos players do setor têm dificuldades de entrada, ao mesmo tempo em que a robustez, a personalização e o investimento contínuo em seu aparato tecnológico são atrativos para grandes contas.