13/08/2023 08h50
Foto: Ilustrativa
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, confirmou o início das obras do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, para final de 2024 e início de 2025. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Rio de Janeiro, na sexta-feira (11). A obra vem sendo discutida há 96 anos,
O túnel servirá como ligação seca entre os dois municípios para o deslocamento de veículos, bicicletas e pedestres. A construção do túnel será feita por meio de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.
Pelo estado, o projeto está qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e deverá ser executado por meio de parceria público-privada (PPP), com valor de investimento estimado em cerca de R$ 6 bilhões. A empresa que fizer parte da PPP será responsável pela operação do túnel no prazo da outorga, que pode variar de 30 a 35 anos.
Segundo o governo estadual, o empreendimento já tem projeto-executivo validado por duas consultorias internacionais especializadas na elaboração de projetos de alta complexidade de engenharia e licença ambiental prévia.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, confirmou o início da construção e disse que o órgão possui as licenças ambientais necessárias para execução da obra. "Em caixa, nós já temos R$ 2 bilhões".
O Governo Federal, por meio da Autoridade Portuária, publicará o edital da obra do túnel Santos-Guarujá.
Foto: APS
Projeto do túnel
O principal objetivo do túnel é servir de ligação seca entre os dois municípios. As opções atuais para a travessia entre Santos e Guarujá é pela balsa e, no deslocamento, a atividade do porto precisa ser interrompida. Outra alternativa é o caminho pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, em um trecho de 43 quilômetros de extensão.
O governo de São Paulo informou ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel. A estrutura de blocos pré-moldados seria feita por escavação e ficaria sob o estuário de Santos.
Com extensão de 860 metros, o tempo de travessia do túnel submerso durará pouco mais de um minuto e meio e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá por diversos modais todos os dias. O trajeto pode chegar a levar uma hora.
O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas e três pistas em direção às duas cidades. O projeto segue moldes para que possa abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.
Discussão quase centenária
Em 23 de janeiro de 1927, o jornal A Tribuna, de Santos, publicou uma notícia sobre o primeiro projeto da construção de um túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá.
No conteúdo, especialistas destacam algumas características do túnel. O projeto foi apresentado pelo engenheiro Enéas Marini. Segundo os registros da época, durante o primeiro semestre de 1926, atravessaram o estuário 268.424 pessoas, num sentido e vice-versa. O plano do engenheiro era tornar possível a máxima intensificação do movimento, beneficiando as cidades.
O projeto indica que o túnel partiria do Mercado Velho, nos fundos do Cemitério do Paquetá, e seguiria paralelamente o canal de acesso ao mercado, atravessaria as docas entre os armazéns 15 e 16, seguindo em linha reta até a estação das barcas de Guarujá.
O túnel teria um curso de 900 metros de extensão e uma profundidade máxima de 20 metros, da linha d'água ao extradorso da abóbada do túnel.
Nos artigos, a construção desse túnel seria feita com blocos de cimento armado, que repousariam sobre uma sólida base de concreto de ferro, sendo o processo de isolamento das águas feito por meio de caixões metálicos que darão acesso aos blocos e permitirão a sua junção. O interior será rematado a cimento e o calçamento feito de asfalto.
Fonte: g1