16/01/2026 10h10
Foto: Divulgação
A Gol Linhas Aéreas completa 25 anos, neste mês de janeiro, de uma trajetória definida pela inovação e pelo desafio de conectar o Brasil ao mundo de maneira simples, humana e inteligente. Desde sua fundação em 2001, a companhia assumiu o compromisso de democratizar a aviação no País, entrando no mercado com uma frota eficiente, que a permitiu focar na excelência operacional e em inovações, como o check-in digital, que facilitaram a experiência dos Clientes.
Atualmente, a expansão da atuação internacional é um dos alicerces de crescimento da Gol. Dessa forma, o plano da malha aérea prevê ampliação contínua da atuação no exterior, com o aumento da capacidade a partir do retorno de aeronaves fora de serviço e das entregas de novas aeronaves.
“Há 25 anos, a Gol nasceu no Brasil com o propósito de Ser a Primeira para Todos, o mesmo que hoje nos projeta para o mundo, aproximando pessoas e encurtando distâncias. Celebramos este aniversário com muito orgulho do legado que deixamos até aqui: uma Companhia que transformou a aviação no Brasil de forma inteligente e corajosa, conectando sonhos e oportunidades. Hoje, ainda mais fortes e eficientes, olhamos para o futuro com determinação e foco para seguirmos expandindo nossas operações e voando cada vez mais longe, sempre guiados pela Segurança como Valor número 1”, afirma Celso Ferrer, CEO da Gol.

Celso Ferrer, CEO da Gol - Foto: Divulgação
O primeiro voo, realizado por um Boeing 737-700, decolou de Brasília rumo a Congonhas às 6h56 da manhã de 15 de janeiro de 2001, dando início a uma operação que transformaria o transporte aéreo nacional.
De lá para cá, a Gol acumulou marcos históricos. Entre 2003 e 2004, a empresa lançou o bilhete digital e, posteriormente, entre 2008 e 2009, foi pioneira ao introduzir o primeiro check-in feito totalmente pelo celular no Brasil. A consolidação como um dos maiores grupos de aviação da América Latina veio com a aquisição da Varig em 2007 e a operação em todas as capitais brasileiras.
A modernização constante da frota tem sido um pilar central da estratégia da Gol. A chegada das aeronaves modelo Boeing 737-800 Next Generation em 2002 e, mais recentemente, a incorporação do Boeing 737 MAX entre 2021 e 2022 trouxeram maior eficiência operacional, conforto e redução no consumo e emissão de CO2.
Além da tecnologia, a Gol destaca que reforçou seu propósito humano e social. A criação do Instituto Gol entre 2010 e 2012 e o reconhecimento por projetos de acessibilidade, como uma rampa de acesso à aeronave e a primeira escada com elevador, demonstram o compromisso da empresa com a inclusão. A celebração dos 25 anos reafirma a posição da Gol como um patrimônio nacional que transformou o ato de voar em um direito de milhões de brasileiros.
Presente e futuro
Um dos fatos marcantes da história mais recente da Gol foi a entrada no grupo ABRA em maio de 2022, uma holding que integra também a Avianca e a Wamos. “É um orgulho para Abra contar com o legado e o time de uma companhia aérea como a GOL. Sei que juntos seguiremos fazendo história e voando”, comenta Adrian Neuhauser, CEO do grupo Abra.
Em 2025, a Companhia reforçou sua essência com uma nova campanha institucional que traz o mote “Inteligência faz a gente voar”. A iniciativa associa a evolução da humanidade a soluções inteligentes que culminam no avião, reforçando como a Gol segue inovando para facilitar a experiência do cliente, com exemplos como Wi-Fi a bordo, ferramenta de busca com inteligência artificial e acompanhamento de voos em tempo real.
Atualmente, a Gol vive uma nova fase, focada em digitalização e avanços operacionais, sendo reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a Companhia Aérea mais pontual do Brasil. O ano de 2026 marca não apenas o jubileu de prata, mas também a realização da maior alta temporada de verão da história da Gol, com um impressionante crescimento de 20% em relação à oferta do verão 2024/2025, disponibilizando mais de 5.200 voos e 980 mil assentos para destinos internacionais.
Mirando um futuro sem fronteiras, a Companhia ainda tem se destacado pelo crescimento acelerado de suas operações internacionais. Recentemente, anunciou decolagens sem escalas e exclusivas para destinos visados como Ushuaia, no extremo sul das Américas, além de Bariloche, ambas durante o inverno de 2026, refletindo o fortalecimento e o preparo da Companhia para seguir expandindo sua malha de forma sustentável.