18/02/2023 09h04
Foto: CCR Aeroportos
Para que tudo saia conforme planejado em uma operação aeroportuária, é necessário que haja orientação e zelo, tanto pela segurança do passageiro quanto do transporte aéreo. Não à toa, existe um profissional capacitado e específico para essa tarefa, com o qual muitos já se depararam antes de voarem rumo aos seus destinos, sendo por ele orientados a se manterem em traçado indicado para embarque na aeronave, por exemplo. Esse profissional, de olhar minucioso, é o Fiscal de Pátio, cuja importância é celebrada neste sábado, 18 de fevereiro.
No Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), administrado pela CCR Aeroportos, a função é exercida com amor e muita dedicação por uma equipe de mulheres e homens, sempre preparados para todos os desafios que exigem a função, seja o principal deles balizar um avião ou mesmo controlar o tráfego e estacionamento de aeronaves, veículos e equipamentos no pátio, fiscalizar as operações de abastecimento e retirada de resíduos, controlar o movimento de voos não regulares e imprevistos, e inspecionar pátio e pista.
Há mais de 30 anos como fiscal de pátio do aeroporto da capital maranhense, Joaquim Barbosa, 59, se orgulha ao destacar suas responsabilidades e não esconde a emoção quando fala de suas conquistas na profissão. "Ser fiscal de pátio é algo importantíssimo na rotina do aeroporto. Somos profissionais da linha de frente, que trabalham com dinâmica e eficiência. A nossa responsabilidade é muito grande para a aviação, porque evitamos ocorrências, recebemos as aeronaves nos lugares corretos e na hora certa, sempre atentos à operação completa em solo, priorizando a segurança".
"Construí minha vida, minha família nessa profissão que tanto amo e que me emociona. Sinto uma alegria profunda por trabalhar com o que trabalho, por cuidar de pessoas e conectá-las às suas famílias. Me sinto realizado com os desafios que me são propostos, como quando tenho de realizar a preparação da pista para receber as aeronaves em pouso e decolagem. Não há nada mais satisfatório que poder dizer 'pista livre e liberada para operação'", conclui.
Como se tornar um fiscal de pátio
Para exercer a profissão de fiscal de pátio, é preciso passar por um curso voltado para a área. Na CCR Aeroportos, os profissionais contratados já tem acesso ao curso de qualificação, onde, depois de avaliados e aptos, poderão atuar seguindo as diretrizes da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil. O profissional da área, apesar de fazer parte dos bastidores das atividades aeroportuárias, contribui para segurança do transporte aéreo brasileiro.
Atividades do fiscal de pátio
- Organizar o estacionamento de aeronaves, veículos e outros equipamentos usados no pátio
- Fazer a inspeção na pista em busca de objetos que possam atrapalhar o fluxo das aeronaves
- Fiscalizar e orientar operações de equipamentos e veículos
- Orientar o deslocamento de passageiros embarcando ou desembarcando na área restrita
- Controlar o movimento de voos imprevistos, autorizando e alocando as aeronaves conforme ocupação do pátio