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Transporte Aquaviário

Fila de navios na Costa Leste dos EUA excede o da Costa Oeste

Valor estimado da carga dos navios esperando para atracar ultrapassa US$ 40.000 milhões

12/07/2022 17h35

Foto: Divulgação 

Anchorage continua a se encher de navios porta-contêineres esperando nos portos da Costa Leste (USEC) e do Golfo, onde as filas de navios excederam em muito as da Costa Oeste (USWC). Ao longo de todas as três costas combinadas, o número de navios porta-contêineres em espera permanece excepcionalmente alto, relata a FreightWaves.

Na manhã da última sexta-feira (8), havia 125 navios porta-contêineres esperando nos portos dos EUA, de acordo com uma análise dos dados de rastreamento de navios da MarineTraffic. O número caiu 16% em relação aos 150 navios que esperavam em janeiro, quando o congestionamento no USWC atingiu o pico, mas 36% maior do que os 92 navios de um mês atrás.

Assim, apenas 36% dos navios em espera estavam nos portos do USWC, enquanto 64% estavam nos portos do USEC e do Golfo. Savannah, Geórgia no USEC agora tem a maior fila de navios.

Os navios porta-contêineres que aguardavam nos portos dos EUA e da Colúmbia Britânica tinham uma capacidade combinada de 1.037.164 TEUs.

Assumindo uma utilização de 90% (algumas estimativas são maiores) e um valor médio de carga por TEU de importação de US$ 43.899 (o valor médio de carga importada por Los Angeles em 2020), o valor estimado de carga no mar ultrapassa US$ 40 bilhões.

Volumes se movem para o leste

Dados do Project44 mostram que a capacidade de junho destinada ao USEC aumentou 83% ano a ano e 177% em relação a junho de 2020. A capacidade destinada ao USEC está agora no mesmo nível da destinada ao USWC, que caiu quase 40% em relação seu pico de janeiro. Isso se deve aos temores dos importadores sobre interrupções trabalhistas nos portos do USWC.

Por outro lado, os dados do MarineTraffic mostraram 36 navios porta-contêineres na costa de Tybee Island, Geórgia, esperando para atracar em Savannah. As embarcações tinham capacidade total de 343.085 TEUs.

O Índice de Reservas de Freightwaves, Sonar, mostra que o crescimento nos volumes de entrada para Savannah em relação à data do índice (janeiro de 2019) é significativamente maior que a média nacional. O tempo de espera para um berço de Savannah agora é de 10 a 12 dias, de acordo com uma atualização operacional desta semana da Hapag-Lloyd.

A segunda maior fila do USEC está em Nova York/Nova Jersey. Na manhã de sexta-feira, havia 20 navios esperando com capacidade total de 180.908 TEUs (tamanho médio: 9.045 TEUs). A Hapag-Lloyd disse que os tempos de espera para ancoradouros nos portos de Nova York-Nova Jersey estão "chegando a 20 dias, dependendo do terminal". A utilização do estaleiro foi de 92% na Maher, 75% na GCT Bayonne e 72% na APM Terminals, acrescentou a Hapag-Lloyd.

Enquanto isso, na Costa do Golfo, 20 navios esperavam em Houston com uma capacidade total de 121.196 TEUs. De acordo com a Hapag-Lloyd, a utilização no terminal Barbours Cut de Houston estava em 86%, e "os terminais continuam enfrentando escassez de equipamentos para chassis devido a longas esperas na rua".

Dois outros navios estavam esperando na Virgínia e outros dois em Nova Orleans, no USEC.

Filas no USWC

De acordo com o Marine Exchange of Southern California, 24 navios porta-contêineres deveriam atracar nas docas de Los Angeles-Long Beach, com capacidade total de 208.903 TEUs (tamanho médio: 8.704 TEUs).

Essa carteira de pedidos caiu consideravelmente em relação ao pico de 109 navios alcançado em 9 de janeiro, mas continua sendo a segunda maior fila de navios na América do Norte. A contagem de navios nos portos de Los Angeles-Long Beach tem oscilado em torno de seu nível atual desde o final de maio e continua a aumentar ligeiramente ano após ano.

Além disso, 10 navios estavam esperando para atracar em Oakland, de acordo com o San Francisco Bay Region Marina Exchange. Essas embarcações tinham capacidade total de 79.712 TEUs. Finalmente, outros oito navios deveriam atracar em Vancouver, British Columbia, e outros três em Seattle/Tacoma.

Fonte: Mundo Marítimo