05/08/2025 09h45
Foto: Fiat - Divulgação
A Fiat Strada iniciou o segundo semestre de 2025 na liderança de emplacamentos de carros novos no Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Foram emplacadas 75.592 unidades da picape em todo o país durante os sete primeiros meses do ano. O vice-líder, Volkswagen Polo, emplacou 70.155 unidades, reduzindo a diferença entre a dupla para 5.437 veículos.
Veja a lista de mais vendidos de 2025 até julho.
Vendas de julho
Em julho, a liderança foi do Polo, por uma vantagem de apenas 45 carros. Assim, o hatch vai deixando mais acirrada a briga pela liderança, que promete ficar ainda mais intensa até o fim do ano.
Veja abaixo a lista de julho.
O presidente da Fenabrave, Arcélio Júnior, afirma que as boas vendas de julho já refletem o novo programa do governo federal para redução de IPI, o Carro Sustentável: "O mês de julho teve três dias úteis a mais do que junho, o que ajuda a explicar parte da alta mensal. No entanto, o movimento de alta foi além do calendário. A nova política de IPI para automóveis impactou os preços dos veículos de entrada, o que estimulou a demanda já no mês da sua implementação e deve refletir nos emplacamentos do restante do ano, fazendo com que o setor mantenha o crescimento estimado pela Fenabrave, de 5%." avalia o executivo.
Brasil emplaca 1,4 milhão de veículos novos
Os brasileiros compraram 1.441.997 veículos novos no período acumulado de janeiro a julho de 2025. O número inclui automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Houve uma alta de 4,12% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram emplacados 1.384.962 veículos novos.
Veja abaixo os resultados por segmento.
AUTOMÓVEIS
COMERCIAIS LEVES
CAMINHÕES E ÔNIBUS
Juntando automóveis e comerciais leves, os principais segmentos em vendas, a alta foi de 4,37% de janeiro a julho de 2025 na comparação com os primeiros sete meses de 2024.
Projeções para 2025
A projeção da Fenabrave é a mesma da divulgada em julho, que é de um crescimento menor para 2025, marcado em 5%. Alcançando um total de 2.765.906 veículos vendidos.
A redução na projeção de crescimento para 2025 está relacionada a preocupações com os cenários internacional e nacional, além da queda nas vendas de caminhões.
A entidade acredita que a economia gerada pelas novas normas de controle de emissões para motores a diesel, com o Euro 6, tem retardado o processo de renovação da frota.
Segundo a economista Tereza Fernandez, responsável pelas projeções macroeconômicas da Fenabrave, o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é o principal fator de preocupação.
“Até o momento seguem as incertezas de que alíquotas de Donald Trump serão aplicadas efetivamente. Ele já está atrapalhando o mercado internacional e vai provocar uma diminuição no comércio internacional”, disse Fernandez.
No cenário nacional, Tereza avalia que a estabilidade nas projeções para 2025 está relacionada ao encarecimento do crédito, resultado da elevação dos juros e dos desequilíbrios nas contas públicas.
Fonte: g1