Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

ES, RJ e SC lideram o crescimento industrial do Brasil em 2025

Indústrias extrativas e de alimentos puxam crescimento de 0,6% nos 11 primeiros meses

15/01/2026 10h18

Foto: CNI - José Paulo Lacerda

A produção industrial do brasil encolheu 1,2% em novembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o setor industrial recuou em nove dos 18 Estados pesquisados no período, com destaque para Mato Grosso do Sul )-13,9%) e Pará (-11,6%), com queda de dois dígitos.

A indústria sul-mato-grossense sentiu o efeito negativo dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico). Já no Pará, a pressão veio por parte das indústrias extrativas, em especial a de minérios de ferro e de manganês – em bruto ou beneficiados.

Os estados do Ceará (-5%), São Paulo (-4,7%), Mato Grosso (-4,2%), Maranhão (-4,1%), Amazonas (-3,7%), Rio Grande do Norte (-2,3%), Paraná (-2,2%) e Santa Catarina (-1,4%) completaram o conjunto de locais com recuo na produção no índice mensal de novembro de 2025. Por outro lado, Espírito Santo (36,8%), Minas Gerais (5,1%), Rio de Janeiro (3,9%), Goiás (2,6%), Bahia (1,5%), Rio Grande do Sul (0,9%), Pernambuco (0,8%) e Região Nordeste (0,4%) registraram os demais resultados positivos no índice mensal de novembro de 2025.

A indústria capixaba assinalou avanço de dois dígitos e o mais elevado do mês, impulsionado, em grande parte, pela atividade de indústrias extrativas (óleos brutos de petróleo, gás natural e minérios de ferro pelotizados ou sinterizados). Vale destacar que o resultado do Espírito Santo em novembro de 2025 foi influenciado, em grande medida, pela baixa base de comparação, uma vez que, em novembro de 2024, o setor produtivo local recuou 12%.

Crescimento anual

No acumulado de 2025 até novembro, a produção industrial registrou uma expansão de 0,6%, com resultados positivos em 11 dos 18 locais pesquisados. Espírito Santo (10,8%), Rio de Janeiro (4,6%) e Santa Catarina (3,4%) apresentam os avanços mais acentuados para os onze meses do ano. A indústria do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram impulsionadas pelas atividades de indústrias extrativas (óleos brutos de petróleo, minérios de ferro pelotizados ou sinterizados e gás natural).

Já em Santa Catarina, os produtos alimentícios, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e máquinas e equipamentos (aparelhos elevadores ou transportadores para mercadorias, máquinas ou aparelhos para o setor agrícola e de pecuária, válvulas, torneiras e registros e suas partes e peças e congeladores para usos industrial e comercial) se descaram ao longo dos 11 primeiros meses do ano.