Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Elon Musk muda nome do Twitter para ‘X’

A mudança de nome pode ser vista como uma espécie de reformulação da marca

24/07/2023 14h21

Foto: Divulgação 

Elon Musk, juntamente com a nova diretora executiva, Linda Yaccarino, anunciou nesta segunda-feira, 24, uma transformação importante do Twitter, que mudará seu nome para “X” – e deverá adicionar atividades de mensageria e pagamentos, como um super app, plano de Musk desde que assumiu a empresa, no ano passado.

Ao entrar no site nesta segunda-feira já é possível ver o novo símbolo da rede social: um X estilizado que aparece onde antes o passarinho azul “voava” na tela tanto no carregamento da página quanto no canto superior esquerdo. O nome do site ainda continua com o título antigo e a identidade visual do aplicativo ainda não foi modificada.

Não demorou para que os usuários do Twitter transformassem a mudança da rede social em meme.

Foram 12 anos do símbolo do pássaro na rede e, para muitos que frequentam o Twitter há bastante tempo, o nome é o fim definitivo de uma era na plataforma. Para outros, o caminho tomado por Musk é uma das possíveis soluções para alavancar o site novamente. Para quase todos, porém, a mudança, anunciada de forma repentina, foi encarada como uma oportunidade para fazer memes.

O Twitter, fundado em 2006, usa seu emblema de pássaro azul vívido e reconhecido globalmente há mais de uma década.

A mudança de nome pode ser vista como uma espécie de reformulação da marca: nos últimos meses, Musk alertou repetidamente que o Twitter, enfrentando perdas acentuadas na receita publicitária, estava à beira da falência.

Aumentando a pressão, no início deste mês, a plataforma rival de mídia social Threads foi lançada do pai do Facebook (FB), Meta.

Ele ultrapassou 100 milhões de inscrições de usuários em sua primeira semana.

O Twitter tinha 238 milhões de usuários ativos antes de ser privado por Musk em outubro de 2022.