Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

E-commerce amplia números de empresas parceiras de logística

Com base em Belo Horizonte, Bela Magazine aumentou em, praticamente, 70% a quantidade de parceiros

04/05/2023 16h42

Foto: Ilustrativa

A pandemia trouxe uma nova realidade na vida das pessoas e potencializou a inclusão digital e o consumo online, devido ao isolamento social. De acordo com a edição brasileira do Índice Global de Compras Digitais, realizado pela provedora de serviços de pagamento online Cybersource e a plataforma de notícias econômicas PYMNTS, a principal mudança no comportamento do consumidor brasileiro foi o aumento da preferência por compras em canais virtuais, fazendo com que e-commerces como a Bela Magazine, no mercado desde 2018, revisassem suas estratégias de logística para crescer e aproveitar esse novo cenário.

Embora a compra em lojas físicas tenha maior participação no Brasil do que em outros mercados estudados, como Reino Unido e Estados Unidos, a preferência por compras em loja caiu 17% desde o início da COVID19, representando a maior queda nos mercados estudados, aponta o índice. Em 2021, a prioridade dos consumidores brasileiros por realizar suas compras digitalmente - por meio de canais online, móveis e de retirada na loja - chegou a 46% no geral.
Para o diretor comercial da Bela Magazine, Neimar Santos, essa alteração do comportamento do consumidor, ainda durante a pandemia, proporcionou alguns desafios para o e-commerce. "Durante a pandemia, veio uma grande quantidade de consumidores que não faziam compras online. Então, foi um período em que a gente precisou se adaptar a esses novos clientes. O índice de questionamentos e o nosso trabalho no SAC aumentaram bastante, principalmente com esses consumidores querendo informações sobre quando o produto deles irá chegar. Ou seja, a logística passou a ser um ponto de transformação para fidelização e satisfação do cliente", afirma.

O desafio principal passou a ser a impaciência pela espera do produto. "Em relação aos clientes que já compravam online, o que vimos foi uma necessidade de o item chegar um pouco mais rápido. Antes da pandemia existia uma certa paciência em aguardar um determinado período para esse produto chegar, mas durante a pandemia percebemos que essa urgência acabou ficando um pouco mais aflorada", explica Neimar Santos.

A solução encontrada pela Bela Magazine foi investir em um transporte mais eficiente dos seus produtos. "Reforçamos os contratos com as transportadoras e aumentamos em, praticamente, 70% a quantidade de parceiros logísticos para termos uma entrega mais rápida", diz o diretor comercial da empresa.

Esse investimento em logística por parte da Bela Magazine permitiu à empresa acompanhar o boom das compras online e a atual tendência de um consumo cada vez mais híbrido. Segundo o levantamento de dados realizado pela Globo, 54% dos consumidores brasileiros pretendem manter a atividade de compras online, adquirida durante a pandemia.