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Logística

Draga HAM 316 chega no Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu

A draga holandesa tem 128 metros de comprimento e capacidade para armazenar mais de 11 toneladas

20/11/2023 17h10

Foto: Divulgação 

A Draga HAM 316, do tipo sucção (Hopper), com bandeira do Panamá, já se encontra em Itajaí, para atuar, permanentemente, na dragagem ao longo do canal de acesso ao Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu - áreas a montante e jusante - do Rio Itajaí Açu e também nas áreas das Bacias de Evolução I (em frente aos portos de Itajaí e Navegantes), II (Baía Afonso Wippel - Saco da Fazenda).

Fabricada na Holanda, a draga HAM 316 foi construída em 1998, possui tonelagem bruta de 9.865 toneladas, e, comprimento de 128,46 metros por 22 metros de boca (largura). Sua capacidade de armazenamento de carga é de 11.409 quilos.

O serviço de dragagem vai garantir a segurança das entradas e saídas de navios maiores no Complexo Portuário, recuperando a profundidade do canal para até 14 metros, como também tem a finalidade de reduzir os impactos de inundações, ao promover uma grande vazão das águas das chuvas que descem do Vale do Itajaí.

O diretor-geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora, explica que, assim como eram realizados os serviços de dragagem de sucção pela draga Lelystad, a nova draga, a HAM 316, recolhe os sedimentos, carrega-os em sua cisterna, e, num raio de 5 milhas, o equivalente a 10 quilômetros de distância da saída do canal de acesso ao complexo, os dejetos são despejados num ponto indicado pelas autoridades ambientais como área de descarte (bota-fora), sendo depositados em alto mar.

Atualmente, o canal tem uma média de 190 metros de largura e cerca de 14 metros de profundidade. De acordo com a Superintendência do Porto de Itajaí, a draga HAM 316, do tipo sucção, chegou para substituir a draga holandesa Lelystad, e, ainda atuará em paralelo com a draga NJORD, sendo esta que injeta potentes jatos de água no fundo do rio, fazendo com que sedimentos sejam eliminados junto com a correnteza.

“Itajaí é o único porto no Brasil a fazer dragagem permanente desde o ano de 1999, e, estamos em tratativas para ajustarmos um novo aditivo para renovarmos o contrato de dragagem por mais 12 meses com a empresa contratada (Van Oord). No passado, tanto o terminal de Itajaí como o complexo portuário num todo, apresentaram situações extremas e dificultosas de se manter os serviços de dragagem”, informou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.  “Hoje, mesmo com as fortes enxurradas que a região vem enfrentando, aconteceram três grandes campanhas de dragagem Hooper levando a mais de três meses ininterruptos de serviços”.

Fábio da Veiga disse que a HAM 316 estará atuando diariamente, sem parar, “objetivando acima de tudo pela recuperação da profundidade do canal de acesso ao complexo portuário e demais áreas necessárias.