Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Docas do Rio implanta sistema para melhorar logística dos portos

Autoridade Portuária investiu R$ 90 mil no Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias

11/10/2022 09h12

Foto: Divulgação 

Entrou em operação no Porto do Rio de Janeiro o Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias (Sisfer), desenvolvido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), com um investimento da própria Autoridade Portuária no valor de R$ 90 mil.  

A ferramenta inovadora tem por objetivo a informatização dos procedimentos necessários à programação e à efetivação de entradas e saídas das composições ferroviárias, visando a melhoria da dinâmica operacional, com reflexo direto na eficiência logística dos portos. No Porto de Itaguaí, o sistema também será implantado ainda este ano. 

Segundo o gerente de Acesso Terrestre do Porto do Rio de Janeiro, Guilherme Carvalho, com a implantação do sistema, serão atingidos os seguintes resultados: padronização e otimização de todas as fases do processo de programação e movimentação ferroviária; redução de impacto das manobras ferroviárias na eficiência dos demais modais de transporte e das operações portuárias; e o estabelecimento de condições favoráveis para um incremento na movimentação ferroviária. O sistema permitirá ainda a integração com outros sistemas dos terminais arrendados e dos operadores portuários e ferroviários. 

Eduardo Moreira, gerente de Estruturação e Construção de Soluções, informou que, durante as apresentações anteriores aos usuários externos, o 'feedback' recebido dos representantes das empresas arrendatárias e operadores portuários, foi muito positivo: todos consideraram o sistema como um grande avanço, sobretudo em relação ao ganho de agilidade e transparência no processo. 

Antes desse 'software', o processo era baseado em formulários físicos, com registros complementados manualmente e a troca de informações era realizada via e-mail e telefone. Esse cenário prejudicava a comunicação entre os 'stakeholders' que operavam ou se utilizavam do modal ferroviário, gerando, por vezes, prejuízos à eficiência operacional, pois limitava e retardava o compartilhamento de informações, a rastreabilidade do processo e a consolidação dos dados para fins gerenciais. 

O superintendente de Tecnologia da Informação da Docas do Rio, Carlos Cerveira, destacou que o desenvolvimento do Sisfer é uma das ações previstas no Plano de Transformação Digital (PTD), cuja vigência é o triênio 2022-2024. O PTD tem por objetivo promover o aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, na prestação dos serviços disponibilizados pela companhia, tanto a clientes internos quanto externos. Espera-se que, através do uso de soluções tecnológicas, a Autoridade Portuária consiga propor soluções mais práticas, rápidas e eficazes, tanto em questões rotineiras quanto em necessidades mais complexas que se apresentem.