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Logística

DHL Supply Chain testa solução picking colaborativo em armazéns

Solução está em fase de teste no CD de Cabreúva (SP) e já reduziu em até 50% o tempo de deslocamento na operação

22/06/2022 08h48

Foto: Divulgação

Com foco em expandir o conceito de Logística 4.0 nas operações, a DHL Supply Chain iniciou testes com uma solução de picking. Em parceria com a startup Automni, foram implementadas na operação paleteiras autônomas e inteligentes. O projeto está em fase de teste em um centro de distribuição (CD) em Cabreúva (SP) e já resultou na redução de até 50% no tempo de picking.

Atualmente, são utilizados três equipamentos autônomos, mas a ideia é expandir a aplicação no mesmo CD e levar para outras instalações da DHL no Brasil ainda em 2022.

No equipamento, constam o endereço/posição e o número de caixas que devem ser coletadas. O colaborador responsável acompanha a paleteira até o local indicado, retira as caixas do rack de estoque, registra no sistema e o equipamento segue para a área de expedição de forma independente. O colaborador então prossegue para a próxima coleta ou atividade, sem a necessidade de acompanhar o equipamento.

A paleteira autônoma transita em uma área pré-determinada, possuindo instrumentos de identificação de pessoas, objetos e outros obstáculos no caminho. Para isso, é utilizada a tecnologia Digital Twin, no qual foi criada uma versão virtual do armazém, o que dispensa o uso de fio indutivo.

“A paleteira autônoma nasceu a partir de outros testes que realizamos com a Automni na área robótica para logística. O destaque deste projeto é que ele se mostrou, ao mesmo tempo, economicamente viável e com um impacto significativo nos processos intralogísticos. Trata-se também de uma solução inteligente, alinhada a nossas normas de segurança e que permite a utilização de vários equipamentos ao mesmo tempo,” explica Luis Rehder, diretor de Operações da DHL Supply Chain.

Integração com o WMS da DHL

Outro destaque importante é que a paleteira autônoma está totalmente integrada ao sistema de gestão de estoque da DHL Supply Chain, o WMS. Desta forma, os inputs são realizados de forma direta, logo com mais agilidade e menor probabilidade de erros.

Na parte de segurança, são três sensores – um deles, luminoso. Ao detectar um obstáculo à frente, o equipamento reduz a velocidade e faz as manobras necessárias. Foram realizados testes de segurança por cerca de três meses antes do início da aplicação corrente.