04/10/2023 15h41
Foto: Divulgação
A DHL Supply Chain trabalha em parceria com a Volvo Car Brasil, para implementar a redução de CO2 na distribuição de peças de reposição no país. O primeiro veículo é 100% elétrico, com capacidade de até 7,5 toneladas, iniciou testes em fevereiro na grande São Paulo, emitindo zero gases poluentes e desfruta de vantagens como isenção de restrições de circulação, baixo nível de ruído e trepidação mínima.
Em apenas três meses de operação, o veículo contribuiu para evitar a emissão de 2 mil kg de CO2, equivalente ao plantio de cerca de 300 árvores.
Vanessa Pelintra, diretora de Operações da DHL Supply Chain, afirma: "Este é o início de uma jornada para reduzir o impacto ambiental nas cadeias de suprimento do mercado de reposição de peças. O veículo elétrico demonstrou excelente desempenho nas entregas, e planejamos expandir essa iniciativa, aproveitando nossa frota elétrica, para agregar valor às operações logísticas do cliente."
Ricardo Ochiai, diretor de Pós-venda Volvo Car América Latina, destaca: "Como marca pioneira na eletrificação, essa parceria reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade. Com a ambição de nos tornarmos uma empresa neutra para o clima até 2040, essa é apenas uma das muitas mudanças que faremos em nossa cadeia logística."
Daniel Lucchesi, diretor de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, enfatiza que essa iniciativa está alinhada com os objetivos estratégicos de ambas as empresas de reduzir a emissão de carbono na logística eficiente.
Em 2024, a parceria planeja expandir o uso de carros elétricos em operações e explorar a utilização de eletropostos instalados pela Volvo Car para otimizar as rotas de transporte.
Além das entregas sustentáveis com a Volvo, a frota da DHL Supply Chain conta com mais de 100 veículos elétricos, incluindo modelos VUC, toco e carros utilitários, que realizam entregas verdes em regiões metropolitanas. A empresa também utiliza bicicletas para entregas urbanas de baixo volume e possui um Centro de Distribuição com uma usina solar no teto que gera quase toda a energia que consome.