06/03/2024 09h45
Foto: Divulgação
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) divulgou os dados de janeiro de 2024 para os mercados globais de carga aérea, indicando um forte início de ano.
A demanda total, medida em toneladas de carga transportadas vezes quilômetros voados (CTKs), aumentou 18,4% em relação aos níveis de janeiro de 2023 (ou 19,8% no caso apenas das operações internacionais). Esta recuperação significativa marca o maior crescimento anual em CTKs desde a temporada de verão de 2021.
A capacidade, medida em toneladas de carga disponíveis vezes quilômetros voados (ACTKs), aumentou 14,6% em relação a janeiro de 2023 (18,2% para operações internacionais). Isto foi em grande parte relacionado ao crescimento da capacidade dos porões dos voos de passageiros, que registrou aumento de 25,8% nos voos internacionais.
Willie Walsh, diretor-geral da IATA, disse:
“A procura de carga aérea aumentou 18,4% em termos anuais em janeiro. Este é um forte início de ano. Em particular, o setor de comércio eletrônico em expansão continua ajudando a procura de carga aérea a uma tendência acima do crescimento tanto no comércio como na produção desde o último trimestre de 2023.
O contrapeso a esta boa notícia é a incerteza sobre como se desenrolará a desaceleração econômica da China. Isto estará na mente dos executivos de carga aérea que se reunirão em Hong Kong na próxima semana para o IATA World Cargo Symposium com uma agenda focada em digitalização, eficiência e sustentabilidade”.
Desempenhos de janeiro por regiões
Ásia-Pacífico
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico viram seu volume de carga aérea aumentar 24,6% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. Este desempenho foi superior ao do mês anterior (+18,5%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento contínuo da demanda internacional em três principais rotas comerciais: África-Ásia (+52,5%), Oriente Médio-Ásia (+29,5%) e Europa-Ásia (+27,5%).
A capacidade disponível para as companhias aéreas da região aumentou 25,0% em comparação com janeiro de 2023, à medida que mais capacidade de porão entrou em operação nos voos de passageiros.
Norte-americanas
As transportadoras norte-americanas tiveram o desempenho mais fraco de todas as regiões em janeiro, com um aumento de 9,3% (ano a ano) no volume de carga. Mas esta foi uma melhoria no desempenho em relação a dezembro (2,0%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento na rota comercial América do Norte-Ásia (+17,1%) e na rota comercial América do Norte-Europa (+3,5%).
A capacidade aumentou 3,8% em relação a janeiro de 2023.
Europeias
As transportadoras europeias viram o volume de carga aérea aumentar 16,4% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2023. Este foi um desempenho bem mais forte do que em dezembro (+8,6%). As transportadoras da região se beneficiaram do forte crescimento da demanda internacional no mercado interno da Europa (+18,4%), na rota Europa – Ásia (+27,5%) e na expansão significativa na rota comercial Oriente Médio-Europa (+46,1%).
A capacidade aumentou 12,5% em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023.
Oriente Médio
As transportadoras do Oriente Médio tiveram o desempenho mais forte em janeiro de 2024, com um aumento anual de 25,9% no volume de carga. Esta foi uma melhoria significativa em relação ao desempenho do mês anterior (+18,3%). As transportadoras da região se beneficiaram do crescimento nos mercados Oriente Médio-Ásia (+29,5%) e Oriente Médio-Europa (+46,1%).
A capacidade aumentou 17,1% em relação a janeiro de 2023.
Latino-americanas
As transportadoras latino-americanas experimentaram um aumento de 13,4% no volume de carga em comparação com janeiro de 2023, um aumento notável em comparação com o ganho do mês anterior (+6,4%).
A capacidade em janeiro aumentou 6,6% em comparação com o mesmo mês de 2023.
Africanas
As companhias aéreas africanas viram o seu volume de carga aérea aumentar 17,0% em janeiro de 2024, muito melhor em comparação com o desempenho de dezembro (-1,2%). As transportadoras da região se beneficiaram do forte crescimento na rota comercial África-Ásia.
A capacidade em janeiro foi 19,4% acima dos níveis de janeiro de 2023.