Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Covod-18: Iata divulga orientações para distribuição da vacina

As recomendações abrangem 4 áreas: capacidade e conectividade, infraestrutura, relações de fronteira e segurança

17/11/2020 17h30

Foto: Divulgação

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em ingês) divulgou um documento que estabelece recomendações para o transporte e distribuição de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a entidade, as normas são uma forma de os governos gerirem a linha logística "na preparação do que deve ser a maior e mais complexa operação de logística já feita".

As recomendações abrangem quatro grandes áreas: capacidade e conectividade, infraestrutura, relações de fronteira e segurança. O guia da entidade, disponível neste link, fornece recomendações para governos e a cadeia de fornecimento de logística em preparação para o que será a maior e mais complexa operação de logística global já realizada.

"Entregar bilhões de doses de uma vacina que deve ser transportada e armazenada em condições de alta refrigeração no mundo inteiro envolve um enorme desafio logístico", comenta Alexandre de Juniac, CEO da Iata, em nota.

A Iata comenta que governos terão que reestabelecer sua conectividade aérea para assegurar adequada capacidade no transporte, além de criar espaços para refrigeração, e uma priorização para liberação facilitada das substâncias nas fronteiras.

"Uma série de medidas precisarão ser tomadas também para assegurar que os embarques permaneçam seguros de roubos", fala o documento, destacando a importância e valor da substância.

Refletindo a complexidade do desafio, o guia foi produzido com o apoio de uma ampla gama de parceiros, incluindo a Icao, a Federação Internacional de Associações de Transitários (Fiata), Federação Internacional de Fabricantes e Associações Farmacêuticas (IFPMA) ), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido, Banco Mundial, Organização Mundial das Alfândegas (WCO) e Organização Mundial do Comércio (OMC).

O material inclui um repositório de normas e diretrizes internacionais relacionadas ao transporte de vacinas e será atualizado regularmente à medida que as informações forem disponibilizadas para a indústria. Acompanhando a orientação, a Iata estabeleceu um fórum conjunto de compartilhamento de informações para as partes interessadas.