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Transporte Aquaviário

Congestionamento portuário impacta no transporte transatlântico

Tanto nos portos do norte da Europa como nos itinerários USEC sofrem atrasos notáveis

13/08/2022 10h39

Foto: Divulgação

Devido ao congestionamento do porto, os navios porta-contêineres implantados entre a China e o norte da Europa atualmente precisam de uma média de 97 dias para fazer uma viagem de ida e volta completa. Isso é apenas quatro dias a menos do que em meados de maio, quando a Alphaliner inspecionou pela última vez os atrasos dos navios nesta rota. Atualmente, os navios chegam à China com uma média de 16 dias de atraso para a próxima viagem de ida e volta.

O congestionamento também piorou na rota entre o norte da Europa e a costa leste dos EUA. (USEC), onde as companhias marítimas sofrem um duplo golpe em ambos os lados do Oceano Atlântico. O aumento dos tempos de espera em portos como Savannah, Houston e Nova York se soma aos atrasos sofridos pelos navios nos grandes hubs do norte da Europa.

Os navios porta-contêineres implantados em serviços regulares da aliança no Atlântico Norte (excluindo navios adicionais) atualmente exigem uma média de 52 dias para completar uma viagem de ida e volta entre o norte da Europa e o USEC ou o Golfo dos EUA. Isso significa que eles chegam em média 13 dias atrasados ​​à Europa para a próxima partida, em comparação com 9 dias em outubro do ano passado.

Diferença impressionante nos atrasos

As diferenças nos atrasos dos navios por linha de navegação são bastante marcantes. Um relatório da Alphaliner em novembro passado sobre o tempo que leva para navegar da China para locais de atracação em Los Angeles/Long Beach mostrou tempos de trânsito variando de 10 a 70 dias.

A Alphaliner conclui que um bom arranjo entre a linha marítima e o terminal é obviamente a melhor forma de reduzir os tempos de espera, o que também é válido para o comércio entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa.

Os navios CMA CGM que retornaram à China na segunda quinzena de julho estavam no prazo ou atrasados ​​no máximo dois dias. O serviço 'LL1' / 'AEU1' operado pela OOCL / Cosco também enfrentou atrasos limitados, provavelmente devido ao fato de que este itinerário da Ocean Alliance não faz escala nos portos movimentados de Roterdã ou Hamburgo.

O membro da Ocean Alliance, Evergreen, não conseguiu se reunir entre a China e o norte da Europa em menos de 100 dias. Seus navios chegaram com 23 a 47 dias de atraso em Xangai na segunda quinzena de julho. A empresa de transporte de Taiwan claramente sofre com longos tempos de espera em Hamburgo. O navio “Ever Gentle”, de 20.124 TEU, partiu de Felixstowe no dia 25 de maio para Hamburgo, onde só conseguiu atracar no dia 2 de junho para uma estadia de oito dias no porto.

Os parceiros da Aliança estão usando o mesmo terminal Burchardkai em Hamburgo, assim como Evergreen, eles têm que lidar com os mesmos problemas de espera. O "HMM Oslo" de 23.792 TEUs chegou em 5 de agosto a Xangai com 38 dias de atraso fora da Europa, onde o megamax passou nada menos que 43 dias com apenas três escalas em Roterdã (8 a 10 de maio), Antuérpia (21 a 25 de maio) e Hamburgo. (15 a 20 de junho).

Em contraste, os parceiros da 2M, Maersk e MSC, conseguiram reduzir os dias de navegação na rota entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa de 19 dias em maio para 13 dias. No entanto, estas são as companhias marítimas que mais sofrem com o congestionamento dos portos do Transatlântico. Apesar de pular uma ligação no celular, os 8.044 TEUs "Maersk Kleven" chegaram a Antuérpia em 21 de julho após uma viagem de ida e volta de 87 dias, enquanto sua programação é de 42 dias. O navio está implantado na rota Norte da Europa - Golfo dos EUA. 'TA3' / 'NEUATL3' que está sofrendo atrasos nos portos de Nova York e Nova Orleans.

Savannah é outro ponto crítico de congestionamento. O "Northern Jubillee" de 8.814 TEU, fretado pela MSC e implantado no serviço USEC 'TA2' / 'Neuatl2', partiu de Baltimore no dia 7 de junho para Savannah, onde só conseguiu atracar no dia 17 de junho. Apesar de ter ignorado a escala para o oeste de Nova York, este navio exigiu 67 dias para uma viagem de ida e volta completa, enquanto seu itinerário planejado totalizou 42 dias de ida e volta.

Omissão de desembarques

Os menores atrasos da THE Alliance e da Ocean Alliance na rota Transatlântica devem-se em parte à omissão dos refugos. O navio de 6.078 TEU da OOCL "Brussels", tecnicamente falando o único navio na rota Norte da Europa - EUA. EUA que chegaram de volta a Antuérpia sem demora. Isso se deveu unicamente ao fato de que o navio pulou Houston e Nova Orleans depois de fazer escala apenas nos portos de Veracruz e Altamira.

Fonte: Mundo Marítimo