Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Companhias de navegação encerram serviços entre China e EUA

Exemplos mais recentes incluem TS Lines e ZIMA TS Lines e a ZIM

29/04/2025 10h36

Foto: ZIM -  Divulgação

A TS Lines e a ZIM começaram a interromper os serviços entre a China e os Estados Unidos devido à guerra comercial e à imposição de tarifas.

A TS Lines, por sua vez, concluiu a viagem final da China de seu serviço autônomo China-Califórnia 'AWC2' no final de março. O "TS Tokyo", o último dos quatro navios que operam o serviço, está atualmente a caminho de Long Beach para Shekou, Shenzhen, com chegada prevista para 5 de maio. 

O serviço 'AWC2' tinha um cronograma de seis semanas, usando embarcações de 1.750 a 1.800 TEUs, com frequência de navegação a cada 10 ou 11 dias. Desde janeiro de 2025, seu itinerário incluía escalas em Xiamen, Nansha, Shekou (Chiwan), Yantian, Los Angeles e retorno a Xiamen.

Paralelamente, a ZIM também confirmou o encerramento do seu serviço 'ZX2' entre a China Central e Los Angeles. Lançado em julho de 2024, ele conectou Xangai, Ningbo e Los Angeles em um itinerário de cinco semanas usando cinco navios de 4.520 a 5.500 TEUs. A última viagem de Xangai ocorreu em 9 de abril.

A decisão da ZIM é uma resposta a uma queda de 77% nas tarifas de frete spot em comparação a julho do ano passado, bem como uma queda nas reservas atribuída às tensões comerciais em curso. 

Fonte: Mundo Marítimo