Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Coelba realiza Operação Gatonet antes do Carnaval de Salvador

Distribuidora já removeu mais de 26 toneladas de cabos irregulares nos circuitos do Carnaval para garantir a segurança dos foliões

11/02/2026 07h30

Foto: Divulgação

Para garantir a segurança dos milhares de turistas e moradores que irão curtir o Carnaval de Salvador, a Neoenergia Coelba realizou a Operação Gatonet nos circuitos e ruas adjacentes da folia. Como resultado da força-tarefa, a distribuidora removeu mais de 26 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet que estavam instalados irregularmente nos postes da empresa. Também foram retiradas 153 caixas de telecomunicações, que são as principais causas de incêndios em fios. 

Nas últimas semanas, a Neoenergia Coelba manteve profissionais dedicados exclusivamente à remoção dos cabos irregulares nos circuitos de Carnaval. No total, 936 postes foram fiscalizados pelos eletricistas. As operadoras irregulares são a principal causa do emaranhado de fios em Salvador e causam transtornos para a população. A responsabilidade pela manutenção desses equipamentos é dos provedores, mas devido aos riscos para os baianos, a Neoenergia Coelba atua de maneira preventiva.

A Operação Gatonet no Carnaval faz parte de uma série de ações realizadas pela Neoenergia Coelba para garantir a boa energia da festa. Foram investidos pela distribuidora R$ 294 milhões em obras e melhorias. Entre as execuções, destaca-se a substituição de equipamentos, postes e fiação da rede elétrica nas avenidas Milton Santos e Garibaldi, em Ondina, e na Rua Afonso Celso, na Barra. 

Além dos investimentos em infraestrutura, a Neoenergia Coelba montou um esquema tático especial para o período da festa, com profissionais posicionados estrategicamente em dez bases móveis nos circuitos Barra-Ondina, Campo Grande e Batatinha. A operação conta ainda com o suporte de técnicos e controladores atuando diretamente no Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba, garantindo resposta rápida a eventuais intercorrências.