14/08/2020 08h45
Foto: Divulgação
O projeto da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) 'Vale Luz' está dando descontos nas contas de energia em troca de materiais recicláveis. O objetivo da ação é ajudar a reduzir os danos ao meio ambiente.
Estão em funcionamento os postos fixos do Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Estação Pirajá do Metro e o Ecoposto da Praia do Forte, em Mata de São João. O projeto também está atuando em esquema de 'drive-thru' nos containers do Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. Neste caso, o cliente só precisa aproximar o carro do ponto de atendimento e o agente da ação recolhe os resíduos para fazer a pesagem.
Também é possível realizar a troca de latas de alumínio pelas "Merrecas", uma moeda fictícia criada pela Coelba que pode ser revertida em desconto na conta de luz ou lâmpadas de LED, que consomem menos energia.
“Para a retomada, adotamos medidas rigorosas de prevenção à covid-19, em conformidade com o estabelecido pelos órgãos públicos competentes. O projeto é ainda mais importante neste momento, por servir de apoio a geração de renda pela cooperativa de catadores parceira no projeto. Além disso, beneficia os clientes, com redução do valor da conta, economia de energia com a troca da lâmpada e o meio ambiente, ao fomentar a sustentabilidade”, afirma a gerente de eficiência energética da Coelba, Ana Christina Mascarenhas.
O projeto já fez a destinação correta de quase 3 mil toneladas de resíduos e concedeu mais de R$ 630 mil em descontos nas faturas de cerca de 11 mil famílias. Apenas no primeiro trimestre de 2020, foram recolhidas 120 toneladas de materiais recicláveis e concedidos R$ 28,7 mil em descontos. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Vale Luz atua em quatro municípios baianos: Salvador, Lauro de Freitas, Mata de São João e Camaçari.
São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, latas de refrigerantes e outros produtos alimentícios. Pode ser entregue também óleo de cozinha, que deverá estar filtrado e dentro de uma garrafa PET transparente. Além disso, o projeto recebe resíduo eletrônico, incluindo televisão, celular, teclado, entre outros. As informações sobre todos os postos de atendimento e acompanhamento dos créditos podem ser acessadas no aplicativo Vale Luz, disponível para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.