Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Codesa facilita acesso a dados estatísticos do Porto de Vitória

O programa Power B.I. gera o relatório dinâmico de Desempenho Operacional

04/05/2021 11h33

Foto: Codesa - Divulgação

A Companhia das Docas do Espírito Santo - Codesa está disponibilizando em seu portal uma nova ferramenta eletrônica, que permite ao público acesso a todos os dados estatísticos do Porto de Vitória. É o Power B.I., programa que gera o relatório dinâmico de Desempenho Operacional no próprio site da empresa. Assim, o usuário pode consultar a quantidade, a natureza e o tipo de carga movimentada no porto nos últimos quatro anos, com a segregação de terminal e por berço.

Também estão disponíveis informações da origem e destino das cargas, o sentido (se embarque ou desembarque), o perfil de embarcações que atracaram e os principais indicadores de produtividade, também segregados por berço e mercadoria.

Segundo o coordenador de Planejamento de Desenvolvimento (Coplad) da Codesa, Leonardo Bianchi, o público terá uma ferramenta extremamente intuitiva para análise de dados do Porto de Vitória: “Além de um maior conhecimento acerca da importância do Porto de Vitória para a economia capixaba, e como ele se integra às cadeias produtivas do estado, o relatório dinâmico atenderá melhor à comunidade portuária”.

O cliente terá acesso, por exemplo, aos indicadores de produtividade do porto, como o tempo médio de espera de navios ou a fila de embarcações, por berço e por tipo de carga. Ainda estão presentes dados sobre o desembarque/embarque de toneladas por hora (prancha média) por berço e por tipo de carga.

Atualmente, as informações de movimentação de carga são divulgadas no site da Codesa, porém, sem o detalhamento do relatório dinâmico de Desempenho Operacional. Assim, a nova ferramenta funcionará como um concentrador de dados que hoje estão dispersos no site, possibilitando maior transparência de informações.

Como funciona

Ao acessar o relatório dinâmico, o usuário será encaminhado ao menu Inicial, que traz os atalhos para as categorias do relatório: Movimentação de Carga, Indicadores, Tipos de Navegação, Embarcações, Operações de Apoio e Comparativos Mensais e Anuais. Ao clicar na categoria de Movimentação de Carga, por exemplo, o usuário terá informações sobre a quantidade de carga movimentada no porto e poderá selecionar o dado tanto por local da movimentação da carga, quanto o tipo de carga.

Ao selecionar o tipo de carga, o relatório dinâmico detalha, ainda, os berços que a carga foi movimentada, e se o usuário clicar em ‘berço’, saberá todos os tipos de carga que são movimentadas naquele berço. O mesmo ocorre nas outras abas do relatório. Assim, o usuário tem a informação tanto consolidada quanto a informação detalhada.

Transparência

De acordo com o coordenador da Coplad, a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento (Dirpad), já tinha detectado a necessidade de mudança na forma de consolidação e apresentação das informações estatísticas do Porto de Vitória. Assim, o programa tem o intuito de embasar melhor a tomada de decisão por parte da gestão da companhia.

Porém, com o desenvolvimento do trabalho ao longo de 2020, consolidou-se o entendimento de que este relatório deveria ser aberto ao público. “Agora, podemos afirmar que a Codesa atinge um novo nível em transparência dos dados estatísticos operacionais do Porto de Vitória”, destaca Leonardo Bianchi.