Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

CNI cria ferramenta que monitora alta de preço do frete marítimo

Valores dos fretes subiram sete vezes desde o início da pandemia

18/07/2022 09h15

Foto: Divulgação

Diante da disparada no valor do frete marítimo desde o início da pandemia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) decidiu criar um painel virtual para monitorar as curvas das principais rotas de exportação e importação de contêineres. A ferramenta, com o acompanhamento mensal, vai ser lançada nesta semana.

Em seus relatórios, a CNI aponta que, desde 2020, o frete marítimo subiu, em média, sete vezes, com o custo médio do transporte de um contêiner no mercado marítimo global próximo de US$ 10 mil nos últimos meses.

O cenário, que a CNI trata como os maiores valores de fretes já registrados na história, começou a se formar na pandemia, com as interrupções nas atividades produtivas na China e em outros países, que levaram à suspensão de serviços de transportes e das encomendas programadas, e depois, na retomada das atividades, a capacidade de transporte foi insuficiente.

Fonte: Valor