09/09/2025 07h32
Foto: Chevrolet - Divulgação
A Chevrolet apresentou oficialmente o Spark EUV, primeiro SUV 100% elétrico da marca voltado ao segmento de entrada no Brasil. O modelo estará disponível nas concessionárias da marca com preço já definido e uma aposta em acessibilidade dentro do catálogo de elétricos da General Motors do Brasil.
O propulsor elétrico dianteiro do Chevrolet Spark EUV entrega 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque imediato. A energia vem de uma bateria de 42 kWh do tipo LFP (Lítio Ferro-Fosfato). O conjunto garante autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro, podendo superar os 300 km em trajetos urbanos com regeneração de energia. A recarga pode ser feita em corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 50 kW, que permite ir de 30% a 80% em apenas 35 minutos. A garantia da bateria é de oito anos ou 160 mil km.
Entre os diferenciais está o pacote Chevrolet Intelligent Driving, que reúne sistemas avançados de assistência, como controle de cruzeiro adaptativo, auxílio em curvas, correção de trajetória, centralização em faixa e frenagem automática de emergência. O modelo também conta com funções como comutação automática de faróis e alerta de colisão frontal.
O interior foi projetado para aproveitar ao máximo os quatro metros de comprimento. O Spark EUV oferece 355 litros no porta-malas traseiro, que pode chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, além de 35 litros extras no compartimento dianteiro. O painel digital de 8,8” e a central multimídia de 10,1” trazem conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, complementados por recursos como câmera 360°, ar-condicionado digital com modos automáticos e até um “Modo DJ” para personalização da experiência multimídia, podendo-se escutar a rádios do mundo inteiro.
Nas medidas, tem 4.003 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.726 mm de altura e entre-eixos de 2.560 mm. Não que o Spark tenha uma proposta de sair do asfalto, mas tem alguns números que superam SUVs compactos nesse aspecto. Entre eles estão o de ataque de 22° e o de saída de 32°que devem ser o suficiente para enfrentar rampas, valetas e pisos irregulares, comuns nas grandes cidades.
Externamente, o design segue a tendência de SUVs mais quadrados, porém carismático, com linhas robustas de SUV, iluminação full LED e rodas de 16". O modelo será oferecido em seis cores: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras, o modelo recebe teto contrastante, detalhe que acentua a modernidade do design. O acabamento interno pode ser em tom claro ou escuro, definido de acordo com a cor externa.
Entre os principais itens de série, o Spark oferece oferece seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico de assento e encosto, além de regulagem de altura do volante e personalização eletrônica da sensibilidade dos pedais de acelerador e breque. O modelo conta também com freio de estacionamento eletrônico com assistente de partida em rampa e disco nas quatro rodas, câmera 360°, sensor de chuva e crepuscular
Com a chegada do Spark EUV, a Chevrolet reforça sua ofensiva elétrica no país. O novo SUV se posiciona como opção acessível dentro da linha de elétricos da marca, ao lado dos modelos Equinox EV e Blazer EV, e amplia a rede de utilitários esportivos eletrificados no mercado nacional.
Fonte: Inside Evs