Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Chega ao Brasil o KC-30, maior avião da história da FAB

Aeronave Airbus A330-200 foi adquirida da Azul Linhas Aéreas e será recebida pelo Esquadrão Gordo na terça-feira (26)

25/07/2022 15h15

Foto: Divulgação 

Após a assinatura, em abril deste ano, de um contrato com a Azul Linhas Aéreas para aquisição de duas aeronaves A330-200, compatíveis com uma transformação para a versão militar MRTT, o primeiro dos dois novos jatos da Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de chegar ao Brasil nesta segunda-feira (25).

Designado na FAB como KC-30, este avião, que operava na Azul como PR-AIS e passará a voar como FAB 2901, passou por um processo de substituição de pintura na Irlanda, para a tradicional cor cinza dos aviões da FAB. A transformação deste exemplar para a versão MRTT será feita posteriormente, em função da falta de prazo hábil para a entrega contratual.

Depois da pintura, o A330-200 seguiu para os Estados Unidos, onde foi entregue contratualmente, e neste domingo, 24, partiu para o Brasil.

O pouso aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), pouco antes das 07h00 da manhã, após 12 hora de voo desde Victorville, nos EUA. 

Depois dessa passagem por Campinas, na terça-feira (26), a aeronave será apresentada oficial em cerimônia na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

A aeronave KC-30 será o maior vetor já operado pela FAB e trará de volta a capacidade de transporte estratégico para o país, podendo transportar 250 passageiros e voar até 8.000 milhas náuticas, além de poder realizar reabastecimentos de outras aeronaves em voo (REVO).

Em toda a sua história, a FAB teve somente um vetor capaz de cumprir esta variedade de missões estratégicas: o Boeing KC-137, que voou pela última vez em 2013. Com a nova aquisição, a FAB une as possibilidades do Embraer KC-390 Millennium às características de emprego estratégico do KC-30, resultando em um significativo incremento em sua operacionalidade.

Fonte: Aeroin.