27/04/2025 09h30
Foto: Fraport - Divulgação
O turismo internacional no Ceará segue em forte ascensão. Impulsionado pela ampliação da malha aérea e pela diversificação dos mercados emissores, o estado registrou um crescimento expressivo no número de visitantes vindos do exterior no início de 2025, consolidando sua posição como um dos principais destinos do Brasil no cenário global.
O estado recebeu 39,16% mais turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 24.727 visitantes vindos do exterior em voos diretos, contra 17.769 em 2024, um salto que evidencia o fortalecimento do destino no cenário global. O número já representa mais de um quarto de toda a demanda internacional registrada no ano passado.
Esse crescimento expressivo se deve, em grande parte, à diversificação das rotas e da origem dos turistas. A Europa continua liderando como principal mercado emissor (64,62%), mas países da América do Sul (25,11%) e da América do Norte (9,02%) vêm ganhando participação significativa. A mudança reflete a ampliação da malha aérea, com novos voos diretos para destinos estratégicos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Guiana Francesa, Lisboa e Santiago.
“O crescimento no turismo internacional é resultado de um esforço conjunto para promover o Ceará lá fora e ampliar nossa conectividade aérea. Como destaca o governador Elmano de Freitas, estamos comprometidos em tornar o estado uma referência mundial em turismo sustentável, competitivo e inclusivo”, afirmou o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck.
Entre os principais emissores de turistas em voos diretos estão Portugal (21,48%), Argentina (19,27%), Estados Unidos (8,53%) e países europeus como Itália, França, Alemanha e Reino Unido. Além disso, dados da Polícia Federal indicam que 90,26% dos visitantes internacionais chegaram ao Ceará por via aérea, enquanto 9,74% desembarcaram em cruzeiros marítimos.