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Transporte Aquaviário

Canal do Panamá comemorou o trânsito do “Zephyr” da CMA CGM

É o navio porta-contêineres de maior capacidade que cruzou as eclusas Neopanamax do Canal Expandido

03/08/2022 09h39

Foto: Divulgação

No mês passado, o Canal do Panamá celebrou o trânsito do “Zephyr” da CMA CGM, o navio porta-contêineres de maior capacidade que já transitou pela hidrovia interoceânica. Em 1º de julho, o navio completou sua viagem de volta pelas eclusas Neopanamax do Canal Expandido, que foram abertas há seis anos para acomodar a crescente frota mundial de grandes navios porta-contêineres.

O "Zephyr", com capacidade total de 16.285 TEUs, depois de escalar os portos norte-americanos de Nova York e Savannah, navegou de volta ao sul pelo Canal, do Atlântico ao Pacífico, a caminho de Qingdao (China).

Embora inicialmente se esperasse que as eclusas Neopanamax servissem navios com um máximo de 12.600 TEUs, a equipe do Canal do Panamá rapidamente ultrapassou esse limite, em parte graças à experiência adquirida na operação das eclusas e sua estreita colaboração com os clientes.

Desde sua inauguração em 26 de junho de 2016, o Canal Expandido aumentou exponencialmente a conectividade e reformulou o comércio global, com 180 rotas marítimas agora convergindo pela hidrovia, conectando 1.920 portos em 170 países. Hoje, os navios porta-contêineres são os principais usuários do terceiro conjunto de eclusas, contribuindo com 45% de todos os trânsitos.

"Não há melhor maneira de marcar o aniversário do Canal Expandido do que com o trânsito 'Zephyr' deste mês, que exemplifica o potencial de crescimento contínuo que oferece aos nossos clientes", disse o administrador do Canal do Panamá Ricaurte Vásquez.

A implementação de vários esforços de conservação de água, juntamente com o aumento das chuvas na bacia do Canal, permitiu que o Canal do Panamá oferecesse um calado de 15,24 metros (50 pés) desde maio, o maior permitido para navios que transitam pelas eclusas do Neopanamax. O nível de calado mais baixo alcançado na última estação seca foi de 15,09 metros (49,5 pés) em março de 2022.

"No Canal, estamos sempre procurando maneiras inovadoras de colaborar com as companhias de navegação para melhor atender às suas necessidades", disse a vice-administradora do Canal do Panamá, Ilya Espino de Marotta. "Este marco demonstra o potencial que nossos clientes podem desbloquear, em parte graças à flexibilidade e disposição de nossa equipe para enfrentar novos desafios." 

Embora o "Zephyr" seja hoje o maior em capacidade de carga que transita pela rota interoceânica, o recorde de dimensões é do navio porta-contêineres "Triton" da Evergreen, que mede 51,2 metros de largura e 369 metros de comprimento.

“A ampliação do Canal do Panamá continua sendo o maior projeto de melhoria da história da hidrovia, pois abre uma terceira faixa de tráfego, duplica a capacidade de carga e permite que o Canal acomode mais de 96% dos navios porta-contêineres do mundo”, disse o Canal por meio de um comunicado.

Fonte: Mundo Marítimo