14/07/2022 07h26
Foto: Divulgação
O Conselho de Ministros do Panamá aprovou a estrutura de pedágio recomendada pelo Conselho de Administração do Canal do Panamá, após um processo formal de consulta e audiência pública que considerou comentários da indústria marítima. Com essa aprovação, o Canal do Panamá assumirá uma estrutura de tarifas simplificada e baseada em valor, reduzindo o número de tarifas de 430 para menos de 60.
“O espírito da proposta visa fortalecer a estrutura de pedágio de forma condizente com o valor proporcionado pelo serviço de trânsito do Canal, ao mesmo tempo em que oferece maior visibilidade e previsibilidade aos clientes”, disse o administrador Ricaurte Vasquez.
A proposta de portagem foi emitida a 1 de abril de 2022 e passou por um período de consulta formal durante o qual 17 interessados apresentaram os seus comentários ou opiniões por escrito. A audiência pública foi realizada no Panamá em 20 de maio de 2022, com a participação de sete representantes de clientes locais e internacionais.
Durante esse processo, os usuários reconheceram os esforços do Canal para promover o comércio mundial, especialmente durante a pandemia de covid-19, e saudaram a simplificação dos pedágios. Para garantir que o feedback do cliente fosse considerado durante o diálogo aberto e transparente, a estrutura foi modificada para incorporar as seguintes alterações na proposta original:
Todas as outras taxas serão implementadas de janeiro de 2023 a janeiro de 2025 nos níveis originalmente propostos, incluindo modificações no programa de fidelidade para o segmento de navios porta-contêineres, que será descontinuado em janeiro de 2025. Incentivos para viagens de retorno aplicáveis a navios porta-contêineres e gás natural liquefeito (LNG) serão eliminados em janeiro de 2023, quando a nova estrutura entrar em vigor.
A taxa de visibilidade, classificada como Outros Serviços Marítimos, que se aplica aos navios full container, será eliminada antes da implementação das novas portagens para evitar a duplicação com a taxa de capacidade total de TEU (TTA).
Durante o processo, os clientes também manifestaram interesse em obter incentivos para o uso da rodovia interoceânica. Por esse motivo, a administração do Canal se comunicará com representantes de vários segmentos de mercado nos próximos meses para explorar alternativas mutuamente benéficas, que possam resultar em compromissos de longo prazo para a localização de cargas.
Fonte: Mundo Marítimo