Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Caixa lança em Sol Nascente primeira agência móvel automatizada

Estrutura funcionará até 29 de agosto, com atendimento a beneficiários do INSS, do Bolsa Família, do PIS e do programa Pé-de-Meia

01/08/2025 08h52

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal inaugurou a primeira unidade móvel automatizada, instalada no Parque da Vaquejada, na Comunidade Sol Nascente, região administrativa do Distrito Federal. A iniciativa faz parte do plano de expansão do banco para alcançar comunidades com pouca ou nenhuma cobertura bancária, promovendo a inclusão financeira no país por meio de soluções acessíveis.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, com dois guichês de atendimento. Embora não haja movimentação de dinheiro em espécie, os serviços ofertados são os mesmos de uma agência tradicional, como desbloqueio de cartão e senha, consultas de saldo e extrato, auxílio no uso do aplicativo Caixa Tem e atendimento a beneficiários do INSS, do Bolsa Família, do PIS e do programa Pé-de-Meia. Também será possível realizar o cadastro e a recuperação de senha de contas e do Cartão Cidadão.

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que a estrutura representa uma nova fase da atuação social do banco. “Esse é um projeto inovador que nós estamos trazendo. A Caixa é um banco que tem essa característica de ser um banco social, com toda uma história voltada para atender a população brasileira — principalmente aquelas pessoas que têm mais necessidade”, destacou.

Agência container

Segundo ele, a proposta de levar agências para regiões carentes de cobertura bancária já vinha sendo testada com sucesso em outras iniciativas, como a agência-barco no Norte do país. A unidade do Sol Nascente é baseada no conceito da agência container, pensada para levar os serviços da Caixa e do governo federal até as comunidades.

“Aqui, nós complementamos uma rede que já conta com lotéricos e correspondentes bancários. Mas queremos estar presentes com essa experiência piloto. Dando certo, vamos levar esse modelo para o Brasil inteiro. Essa é a primeira, mas já com o olhar no futuro”, afirmou Vieira.

A expectativa é que, após o atendimento no Sol Nascente — previsto para ocorrer até 29 de agosto —, a unidade móvel siga para o município de Simplício Mendes (PI), onde permanecerá até a inauguração de uma nova agência, programada para janeiro de 2026.

Rede itinerante

Atualmente, a Caixa conta com 11 caminhões que circulam pelo país prestando atendimento bancário e social, inclusive em situações de emergência. A estratégia visa ampliar o acesso da população aos serviços financeiros e sociais do governo federal.

Vieira ressaltou também, no evento de hoje, a importância do microcrédito para famílias da zona rural e pequenos produtores. “O microcrédito da Caixa tem uma característica muito marcante. Um produtor rural da agricultura familiar, dentro do Pronaf B, pode tomar um recurso e pagar 0,5% ao ano. É um avanço enorme para quem vive em áreas como o entorno de Brasília, onde há muitos microprodutores hipossuficientes.”