15/12/2025 11h28
Foto: Divulgação
A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde concedeu à Cabo Verde Airlines a certificação ETOPS 120 minutos, habilitando a companhia a operar voos transatlânticos com suas aeronaves bimotores. Isso inclui a retomada dos voos ao Brasil, algo que está nos planos da empresa.
Essa certificação representa a recuperação de uma importante competência técnica para a realização de rotas de longo curso sobre o Atlântico, ampliando de forma significativa a capacidade operacional da empresa.
O ETOPS (Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards) é um dos padrões internacionais mais rigorosos da aviação civil, que comprova que a Cabo Verde Airlines cumpre os mais elevados critérios de segurança e eficiência operacional.
Com a certificação, as aeronaves bimotoras da Cabo Verde Airlines poderão voar por rotas em que a distância até o aeroporto alternativo mais próximo seja de até 120 minutos de voo, requisito essencial para as ligações transatlânticas partindo do arquipélago.
A companhia destaca que esse reconhecimento reflete a qualificação de seus profissionais, pilotos, tripulações, técnicos de manutenção e equipes de operações, que estão alinhados às exigências internacionais para operações de longo alcance sobre o oceano.