07/11/2025 11h25
Foto: BYD - Divulgação
A espera por um carregamento de carro elétrico que rivalize com o tempo de um abastecimento tradicional pode estar perto do fim no Brasil. A gigante chinesa BYD confirmou a instalação de 800 unidades do seu ultrarrápido sistema de recarga, o Flash Charging, no país, marcando a estreia do dispositivo nas Américas.
A promessa é ambiciosa: tornar a recarga de um veículo elétrico tão rápida quanto encher o tanque de um carro a gasolina.
Já em operação na China, o Flash Charging redefine os padrões de velocidade de recarga. O supercarregador atinge um pico impressionante de 1 Megawatt (ou 1.000 kW), com capacidade de entregar até 2 km de autonomia por segundo de carregamento.
Em termos práticos, a tecnologia significa que, em apenas 5 minutos, um motorista poderá obter aproximadamente 400 km de autonomia (no padrão chinês CLTC). Para se ter uma ideia do salto tecnológico, a potência é quase três vezes superior à do famoso Supercharger da Tesla, que atinge até 400 kW.
A BYD planeja concluir a instalação das 800 unidades no Brasil ao longo dos próximos 12 meses, fazendo do país o primeiro fora da Ásia a receber essa infraestrutura de ponta. Globalmente, a meta da empresa é ter 6.000 desses carregadores em funcionamento nos próximos anos.
Exigências técnicas para o ultra carregamento
Para usufruir da velocidade máxima do Flash Charging, os veículos precisam estar equipados com a arquitetura de última geração da BYD, a Super e-Platform. Esta é a primeira plataforma de alta tensão de 1.000 Volts do mundo a ser utilizada em veículos de passageiros de produção em massa.
Modelos sofisticados da marca, como as novas gerações do Han e do Tan, já se baseiam nessa arquitetura. Eles possuem reforços significativos em componentes como bateria e motor, além de utilizarem chips de potência de carbeto de silício (SiC), essenciais para gerenciar a altíssima potência de carregamento com eficiência e segurança.