Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

BYD lança campanha para atrair fornecedores locais em Camaçari

A empresa já disponibilizou uma relação preliminar de centenas de itens de demanda direta e indireta

20/08/2025 08h50

Foto: Divulgação

A montadora chinesa BYD formalizou publicamente seu objetivo de alcançar mais de 50% de índice de nacionalização de componentes em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, até 2027. O anúncio foi feito durante um webinar realizado com associados da Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) e do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Como parte da estratégia para atingir essa meta, a empresa lançou a campanha “BYD quer conhecer você”, destinada a selecionar e capacitar fornecedores brasileiros para integrar sua cadeia de suprimentos local. O evento online contou com a participação de quase 300 representantes de dezenas de empresas nacionais interessadas em se tornar parceiras da fabricante.

“A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. O evento de hoje só reforça nosso compromisso em buscar parceiros nacionais. Ficamos muito animados com o interesse em conhecer um pouco mais sobre a empresa. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros”, destacou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e de Marketing da BYD Auto Brasil.

Cláudio Sahad, Presidente da Abipeças e do Sindipeças, endossou a iniciativa: “toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio”.

A empresa já disponibilizou uma relação preliminar de centenas de itens de demanda direta e indireta, que inclui componentes essenciais como para-choques, pneus e baterias. A lista completa de peças será divulgada em breve aos associados das entidades do setor.

A BYD, que detém expressiva participação no mercado brasileiro de veículos elétricos e híbridos, também amplia sua capilaridade comercial no país. A marca conta atualmente com quase 190 concessionárias e projeta ultrapassar a marca de 200 pontos de venda nas próximas semanas.

No front de suprimentos, a Continental Pneus, localizada em Camaçari e vizinha à fábrica da BYD, tornou-se a primeira fornecedora oficialmente homologada pela montadora.

Incentivos Fiscais para Fornecedores

Como parte do plano de atração de parceiros, a BYD detalhou um pacote de incentivos fiscais voltado para fornecedores que se instalarem no estado da Bahia. A empresa ainda se colocou à disposição para intermediar contatos com o governo baiano, com o objetivo de ampliar benefícios tributários e fomentar a criação de um ecossistema industrial regional robusto, incentivando a geração de empregos e o fortalecimento da cadeia produtiva local.