Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Brasil terá sistema de logística reversa de eletroeletrônicos

Atualmente existem 173 pontos de coleta. Objetivo é que este número aumente para 5.000 até 2025

14/02/2020 15h08

Foto: Divulgação

Será implantado no Brasil o sistema de logística reversa de eletroeletrônicos. O decreto foi assinado na última quarta-feira (12). Logística reversa é um instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos – sobretudo, itens tecnológicos.

A medida faz parte do Programa Lixão, inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana do Governo Federal., que objetiva acabar com os lixões em todo o país, fazendo com que estados e municípios os substituam por soluções mais sustentáveis de destinação de resíduos sólidos, como aterros sanitários.

Segundo o governo, atualmente existem 173 pontos de coleta de eletroeletrônicos no Brasil. Pelo Acordo Setorial de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, assinado em outubro do ano passado, é previsto que esse número aumente para 5.000, até 2025.

Além disso, pelo acordo, todos os produtos coletados deverão ser enviados para a destinação final ambientalmente adequada, de preferência para reciclagem, reinserindo os materiais na cadeia produtiva, reduzindo os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado.