Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Brasil recebeu 5 encomendas internacionais por segundo em 2022

Volume de recebidos pelos brasileiros aumentou 39,4% no ano passado e atingiu o maior patamar da série histórica

14/04/2023 09h39

Foto: Divulgação 

Cinco encomendas internacionais por segundo. Esse foi o volume das compras feitas por brasileiros nas plataformas de comércio eletrônico em 2022. O dado é dos Correios e revela que o país recebeu exatos 176.276.519 volumes de compras do exterior. Isso equivale a uma média de 20 mil encomendas por hora ou 482,9 mil por dia – incluindo sábados, domingos e feriados.

O volume de recebidos pelos brasileiros aumentou 39,4% no ano passado e atingiu o maior patamar da série histórica. Os números mostram que a presença dessas compras internacionais disparou nos últimos meses. Na comparação com 2020, por exemplo, o aumento chega a 245%.

Os números dizem respeito às remessas postais internacionais. São os pacotes transportados sob responsabilidade dos Correios e do sistema postal internacional. Normalmente, esse é o sistema logístico usado pelas grandes plataformas asiáticas, como Aliexpress, Shein e Shopee para a entrega das compras no Brasil.

Em algumas dessas empresas, há sistemas próprios de despacho das encomendas – como o Aliexpress que usa voos fretados para o transporte da China ao Brasil. Mas, quando as encomendas chegam ao país, entram no sistema postal tradicional, com desembaraço aduaneiro e entrega final sob responsabilidade dos Correios – normalmente, em Curitiba.

Em 2022, o Aliexpress, anunciou que operava oito voos semanais da China para o Brasil apenas para o transporte das encomendas. Ou seja, todo dia pelo menos um avião chega carregado de pacotes comprados pela plataforma. Por isso, a plataforma promete entregas em até sete dias no Brasil a depender da cidade do cliente.

Fonte: CNN