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Transporte Terrestre

Brado movimentou mais de 5,9 mil contêineres em 2024

A empresa transportou 130 mil de produtos transportados entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT)

25/10/2025 08h01

Foto: Divulgação

Entre 2021 e 2024, a Brado registrou crescimento médio anual de 30% no transporte multimodal de bens de consumo e bens industriais. No ano passado, a companhia movimentou mais de 5,9 mil contêineres, o que equivale a quase 130 mil toneladas de produtos transportados entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT).

De acordo com a empresa, o desempenho é resultado de uma estratégia que alia competitividade, previsibilidade e sustentabilidade, pilares que vêm ganhando relevância na decisão logística das empresas. A Brado trabalha com o modelo multimodal, que combina a eficiência da ferrovia nas longas distâncias com a agilidade do transporte rodoviário nos trechos curtos.

Essa integração, aplicada às operações de mercado interno, permite reduções médias de 5% a 10% nos custos logísticos. Em 2024, por exemplo, as operações multimodais de bens de consumo e bens industriais evitaram a emissão de mais de 14,5 mil toneladas de CO2e, equivalentes ao plantio de 104 mil árvores.

Já o On-Time Delivery (OTD), indicador de pontualidade nas entregas, atingiu 99,1% nas operações no primeiro semestre de 2025. Isso significa que quase 100% das entregas saíram e chegaram nos prazos acordados com os clientes.

Esse resultado é sustentado pela atuação da Torre de Controle 24h da Brado, que acompanha em tempo real todas as etapas do transporte rodoviário integrado à ferrovia. A estrutura centraliza a comunicação com transportadoras, monitora a frota e emite alertas inteligentes para antecipar qualquer desvio de rota ou atraso, garantindo visibilidade total das operações.

“Nossa operação garante previsibilidade, regularidade e segurança”, afirmou a executiva de contas de bens de consumo da Brado, Mariana Carnevalli. “O cliente sabe exatamente quando o trem vai sair e chegar, e pode planejar sua produção e distribuição com muito mais confiança.”

Bens de consumo na ferrovia

Segundo a companhia, o crescimento no segmento de bens de consumo foi puxado por categorias como bebidas, higiene e limpeza. Entre 2021 e 2024, os volumes de bebidas cresceram 74%, enquanto higiene e limpeza avançaram 35%.

Entre os bens industriais, o destaque foram os materiais de construção (+62%). Os polímeros, matéria-prima usada na fabricação de produtos plásticos, também apresentaram forte crescimento percentual (quase 120%).

Em comunicado, a empresa explicou que cada operação é desenhada sob medida: a Brado adapta equipamentos, fluxos e tipos de caminhões e contêineres conforme o perfil da carga, o que inclui desde insumos como cimento e argamassa até produtos acabados como pisos e componentes metálicos.

“Não existe uma operação padrão. Cada cliente tem uma solução logística própria, construída a partir da multimodalidade”, afirmou o especialista comercial da carteira de bens industriais, Gabriel Gustavo Gonçalves Ferreira.

Estoque em trânsito

A Brado ainda destacou que entre as vantagens mais estratégicas do transporte multimodal está o conceito de “estoque em trânsito”. Enquanto o trem percorre a rota, a indústria já inicia uma nova etapa de fabricação, mantendo a cadência da produção sem precisar expandir o espaço de armazenagem.

Para empresas de bens de consumo e industriais, essa sincronização entre produção, transporte e entrega é um diferencial competitivo que se reflete diretamente na eficiência da cadeia.

“O trem passa a fazer parte do sistema produtivo do cliente. O estoque não está parado na fábrica, ele está em movimento, sem custo adicional por isso”, explicou Mariana Carnevalli.