25/11/2025 08h47
Foto: Divulgação
A BBM Logística implementou a integração de suas operações de transporte fracionado (Translovato) e e-commerce (Diálogo Logística) para enfrentar o período de fim de ano, que deve movimentar até R$ 15 bilhões no varejo brasileiro em 2025, de acordo com um levantamento do Datafolha.
A integração das operações unificou os processos entre o fracionado e a Diálogo Logística, unidade dedicada a entregas para marketplaces e comércio eletrônico, com foco em um único fluxo de coleta, transferência e distribuição para absorver o pico de novembro e dezembro.
Como parte desse movimento, o terminal da BBM no município de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, passou a atuar como ponto de transbordo e consolidação em malha integrada (fracionado e e-commerce), conectando origens e destinos por corredores que passam por diversas capitais e cidades do interior em diferentes regiões do país.
Na prática, o hub de Cachoeirinha opera de forma integrada como um terminal multimodal, o que permite que a empresa consolide na unidade diferentes sistemas e frota, eliminando gargalos que poderiam comprometer a previsibilidade das entregas.
Novo sorter na operação de e-commerce
A Diálogo implementou um novo sistema de sorterização automática para otimizar a triagem, classificação e separação de volumes em alta escala. Na prática, o sorter aumentou a velocidade, a precisão e a rastreabilidade no fluxo de encomendas.
“A grande vantagem da utilização desse tipo de equipamento de triagem é para acelerar o direcionamento de volumes por destino e a janela de carregamento para suportar o giro de mercadorias durante períodos de pico”, explica Jorcei Chiochetta, diretor de transporte fracionado e e-commerce.
A preparação da empresa para o final de ano envolveu ainda a consolidação de encomendas por destino e programação de rotas de transferência com distribuição escalonada na última milha, com ajustes por CEP e por janela de recebimento para reduzir concentração de carga.
A operação de e-commerce da Diálogo conta com 38,5 mil entregas por dia. A unidade opera com uma torre de controle que mede em tempo real o nível de serviço de entrega para cada cliente, permitindo ajustes imediatos em casos de desvios.
Alinhamento prévio com clientes
Chiochetta conta que a preparação para o final do ano começou já no começo de 2025, incluindo não só a integração das operações da Diálogo e Translovato e da preparação do hub de Cachoeirinha, mas também com diversas reuniões de alinhamento e negociações antecipadas com clientes.
Além dessas tratativas, também foram realizadas, em conjunto, análises de capacidade dos centros de distribuição e simulação de cenários de pico de demanda. “Esse tipo de agenda busca antecipar picos por região, SKU e perfil de entrega, reduzindo o risco de concentração no D+1 pós-evento”.