31/07/2025 08h21
Foto: Eduardo Andrade - SDE-BA
A empresa Oleoplan Nordeste anunciou a ampliação de sua unidade industrial em Iraquara, na Chapada Diamantina, na Bahia. Com o investimento, a planta se torna a maior do grupo no Brasil, com capacidade de produção de 1,65 milhão de litros de biodiesel por dia — um aumento de 27%.
A ampliação reforça a importância da Bahia na cadeia nacional de biocombustíveis e antecipa os impactos positivos da chegada do B15 — mistura obrigatória de 15% de biodiesel ao diesel comum, prevista na Lei do Combustível do Futuro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, o setor fortalece o semiárido e a agricultura familiar. “O Governo da Bahia trabalha para garantir um ambiente seguro e ágil para investimentos como este da Oleoplan”, afirmou.
O presidente do Conselho da Oleoplan, Irineu Boff, reforçou o impacto social do biodiesel: “Na Bahia, temos muita agricultura familiar, e ela representa uma distribuição de renda fantástica”. Segundo ele, milhares de pequenos produtores conseguiram se tornar agricultores médios com os ganhos da cadeia do biodiesel.
A unidade de Iraquara mantém hoje 418 empregos diretos e movimenta cerca de R$ 199 milhões por ano em contratos com a agricultura familiar. Até 2026, estão previstos novos investimentos que podem ultrapassar R$ 300 milhões.