Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Bahia ganhará 69 novas usinas eólicas até 2026

Capacidade instalada para geração de energia dos ventos deve passar dos atuais 6.114 MW médios para 7.580 MW

22/06/2022 16h50

Foto: Divulgação

Empresas do setor elétrico preveem investimentos de mais de R$8 bilhões para iniciar a operação comercial de ao menos 69 novas usinas eólicas na Bahia até janeiro de 2026. O dado faz parte de um levantamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) baseado em contratos firmados em leilões realizados nos últimos anos pela própria organização e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esses novos empreendimentos devem ofertar anualmente cerca de 362 megawatts médios para o país, volume equivalente a 10% de toda a energia que é consumida em território baiano. O investimento também deve acrescentar mais 1.466 megawatts de potência ao estado, elevando a capacidade instalada para geração de energia eólica na Bahia dos atuais 6.114 megawatts para 7.580 megawatts.

A Bahia está entre os estados que mais produzem energia renovável no Brasil. Na avaliação da CCEE, além do ganho ambiental, o crescimento desse tipo de fonte gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica  é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).