14/08/2025 08h50
Foto: Will Recarey
A Bahia registrou 1.085 voos cancelados entre maio de 2024 e maio deste ano, ficando na segunda posição entre os estados do Nordeste com mais interrupções na aviação comercial. O levantamento, feito pela plataforma de acesso à Justiça Resolvvi com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estima que 137.795 passageiros foram impactados pelos cancelamentos no estado.
O Aeroporto Internacional de Salvador lidera a lista de cancelamentos na Bahia, mas os terminais de Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista também enfrentaram um número expressivo de ocorrências, especialmente nos períodos de alta temporada.
No ranking regional, Pernambuco aparece em primeiro lugar, com 1.211 cancelamentos, seguido pela Bahia e pelo Ceará, que registrou 923 interrupções. No total, o Nordeste contabilizou 4.965 voos cancelados no período, prejudicando mais de 600 mil passageiros.
Em nível nacional, foram 40.653 voos cancelados, impactando mais de 5,1 milhões de pessoas. Apesar da dimensão do problema, a Resolvvi ressalta que menos de 5% dos passageiros afetados no Brasil recorrem à Justiça, mesmo quando têm direito a compensação financeira ou outros tipos de reparação.