07/08/2025 09h18
Foto: Azul - Divulgação
O sucesso repentino do “morango do amor”, doce que viralizou nas redes sociais e virou febre nacional em 2025, impulsionou de forma expressiva a logística aérea da fruta no Brasil. Segundo a Azul Cargo Express, unidade de cargas da Azul, o transporte de morangos no país cresceu 826% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
De janeiro a março deste ano, foram distribuídas mais de 41 toneladas da fruta por meio da malha aérea da companhia. No mesmo intervalo de 2024, o volume havia sido de apenas 4,5 toneladas.
O crescimento continuou no segundo trimestre, e o acumulado do primeiro semestre de 2025 chegou a 86 toneladas de morangos transportados. O destaque foi a cidade de Manaus (AM), que recebeu 68,6 toneladas, seguida por Campinas (SP) com 9 toneladas, e Fernando de Noronha (PE) com 2,2 toneladas.
O estado de São Paulo se consolidou como principal origem dos embarques, com 70,7 toneladas despachadas a partir dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos.
“O transporte aéreo de cargas perecíveis, como é o caso do morango, exige cuidados para garantir a integridade e a qualidade das frutas frescas, além de precisão e rapidez para que possam chegar a seus destinos em plenas condições”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express. “Nossas equipes são treinadas e capacitadas para conectar produtores a diversos mercados no país.”
O caso mostra como tendências de consumo podem impactar diretamente a cadeia logística e a demanda por soluções rápidas e seguras no transporte de alimentos perecíveis.