05/11/2025 14h23
Foto: Divulgação
O Avião Solidário da Latam completa 14 anos com um legado de impacto social e ambiental em toda a América do Sul. O programa disponibiliza a infraestrutura logística e a malha aérea da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, ambientais e humanitárias.
Somente no Brasil, desde 2011, o Avião Solidário já transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de doações, 282 milhões de vacinas e 4,6 mil animais em ações de conservação, apoiando instituições, comunidades e autoridades em todo o país. As operações incluem o envio de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, órgãos para transplante e o deslocamento de profissionais de saúde e voluntários, reforçando o compromisso da Latam com a sustentabilidade, a conectividade e o desenvolvimento regional.
"Em 14 anos de existência, o Avião Solidário provou que cada voo pode fazer diferença e que é possível superar os desafios logísticos de um país continental como o Brasil. O programa é um ativo essencial da nossa Agenda de Sustentabilidade e leva, além de doações, esperança e propósito, reafirmando o compromisso da Latam com um futuro mais solidário e sustentável", destaca Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da Latam Brasil.
No país, o Avião Solidário opera com o apoio da malha aérea de passageiros e cargueiros da Latam Cargo e conta com uma ampla rede de parceiros, entre eles: Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, SOS Mata Atlântica, AZAB, Alto Arapiuns e Asbrad.
Conservação da fauna
Entre os mais de 4,6 mil animais transportados gratuitamente, estão primatas, felinos, aves raras e espécies marinhas, em ações que contribuem para a conservação da biodiversidade brasileira.
Em 2011, por exemplo, um tubarão-mangona viajou de Buenos Aires a São Paulo em um tanque especial de 1,2 tonelada e hoje é uma das principais atrações do Aquário de São Paulo.
Mais recentemente, em março de 2024, o programa transportou a onça-pintada preta Cacau, de Brasília para Curitiba, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Já em maio de 2025, a onça Ruana percorreu o trajeto de Marabá (PA) até Guarulhos (SP), para chegar ao Zoológico de São Paulo.
Também em 2025, oito araras-vermelhas, um tiriba-de-orelha-branca e um periquito-de-cara-suja chegaram a Foz do Iguaçu (PR), com destino ao Parque das Aves, provenientes de Ilhéus (BA) e Fortaleza (CE), reforçando programas de reprodução e reintrodução de espécies.
E, em setembro de 2025, três micos-leões-dourados viajaram de Ilhéus (BA) para o Zoológico de São Paulo, fortalecendo o projeto de revitalização genética da espécie, hoje ameaçada de extinção.
Atuação humanitária
Durante a pandemia de covid-19, o Avião Solidário foi fundamental para o transporte gratuito de 282 milhões de vacinas em toda a América do Sul, um dos maiores esforços logísticos do continente.
Em 2024, o programa levou mais de 200 toneladas de doações e 130 voluntários — entre médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros — para apoiar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Ainda em julho de 2024, o Avião Solidário transportou 25 purificadores de água portáteis para o Corpo de Bombeiros do Chile, em parceria com o Itamaraty, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Embaixada do Brasil em Santiago, fortalecendo a capacidade de resposta a emergências na região.
No mesmo ano, em setembro, a Latam alcançou a marca de 18 toneladas de doações, 125 pessoas e nove animais transportados gratuitamente em apenas 30 dias no Brasil — uma demonstração da força da rede de parceiros e da agilidade operacional do programa.
Mais recentemente, em outubro, o Avião Solidário atuou no transporte de 379 kg de alimento desidratado de Porto Alegre para Brasília, em apoio à região da Chapada dos Veadeiros (Goiás), vítima de incêndios. Já em julho, a iniciativa da Latam transportou de Guarulhos (SP) a Lima (Peru) 50 frascos de soro antiescorpiônico e mais de 1,3 mil unidades de soro fisiológico, doados pelo Governo Federal brasileiro e pelo Movimento União BR, em apoio ao sistema público de saúde peruano.
Um legado que continua voando
Em 14 anos, o Avião Solidário consolidou-se como uma iniciativa permanente de apoio à sociedade, transformando a malha aérea do grupo LATAM em uma rede de solidariedade que integra pessoas, territórios e causas.
"O programa mostra que a aviação pode ser uma aliada da vida e do desenvolvimento sustentável. Acreditamos que conectar é também cuidar", conclui Maria Elisa Curcio.