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Transporte Aquaviário

As companhias marítimas experimentam queda nas receitas em 2023

Além disso, registraram uma perda combinada de Ebit de US$ 1,44 bilhão

03/04/2024 07h28

Foto: Divulgação

No ano fiscal de 2023, todas as companhias marítimas experimentaram um declínio acentuado na receita ano a ano, variando entre -46,6% e -62,6%. No entanto, a taxa de crescimento anualizada das receitas esteve em linha com a de 2018-2019, sugerindo que o acentuado declínio anual das receitas no exercício financeiro de 2023 é o resultado de um crescimento anormal das receitas em 2021-2022, em vez de uma perda de rendimentos, relata Sea-Intelligence. 

ZIM, Yang Ming e Wan Hai registraram perdas de Ebit no ano fiscal de 2023. Embora quatro companhias marítimas tivessem Ebit de mais de US$ 1 bilhão, o que está claro é que os níveis de lucratividade não estão nem perto dos de 2021. 2022. O Ebit por TEU é uma forma de visualizar a rentabilidade. 

Até agora, a Sea-inteligência possui dados Ebit/TEU para 5 companhias marítimas (Cosco e OOCL ainda não os publicaram e a CMA CGM não torna mais o Ebit público). Embora o Ebit/TEU da Maersk de US$ 94/TEU seja significativamente inferior ao de 2021-2022, ainda é superior ao da maioria dos anos pré-pandemia, enquanto o da Hapag-Lloyd (US$ 235/TEU) é o mais alto fora de 2021-2022. 

Para ONE (US$ 116/TEU), a consultoria não tem um benchmark pré-pandemia, enquanto para HMM, o Ebit/TEU do ano fiscal de 2023 de US$ 119/TEU é menor do que em 2020, mas ainda melhor do que em 2011-2019. (onde não eram nada lucrativos). A perda de Ebit/TEU da ZIM de US$-765/TEU deve-se a uma “perda por imparidade não monetária de US$2,06 mil milhões registada no terceiro trimestre”.

Perdas de Ebit

No quarto trimestre de 2023, as companhias marítimas relataram uma perda combinada de Ebit de US$ 1,44 bilhão. As perdas de Ebit da companhia marítima no período mencionado foram as seguintes Maersk (US$ 920 milhões), Hapag-Lloyd (US$ 252 milhões), ONE (US$ 248 milhões), Yang Ming (US$ 109 milhões), ZIM (US$ 54 milhões) e Wan Hai (US$ 41 milhões). 

Comparando o mesmo conjunto de companhias marítimas (menos UMA devido à falta de benchmarks históricos, e incluindo Evergreen e HMM, ambas as quais registaram lucros operacionais no quarto trimestre de 2023), esta foi a maior perda de Ebit combinada do quarto trimestre para o período 2012-2023, com o máximo anterior de US$ 455 milhões registrado no quarto trimestre de 2015.

Até agora,  a Sea-Intelligence possui dados Ebit/TEU para cinco companhias marítimas (a Cosco está ausente entre aquelas que reportam regularmente tanto o seu Ebit como os volumes globais).

Assim, o Ebit/TEU da Maersk de US$-148/TEU é o seu maior resultado negativo no período analisado. Para a Hapag-Lloyd, sua perda de Ebit/TEU de US$ -84/TEU é menor do que seu único outro resultado negativo de US$ -239/TEU no quarto trimestre de 2014. Para ONE, seu Ebit/TEU negativo no quarto trimestre de 2014. trimestre de 2023 de US$-80/TEU é o primeiro. A HMM, por outro lado, registrou um Ebit/TEU positivo de US$ 34/TEU no quarto trimestre de 2023.

Fonte: Mundo Marítimo