Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Antaq promove debate sobre as embarcações na cabotagem

Especialistas apresentarão um estudo realizado com o panorama atual das cargas conduzidas na cabotagem brasileira

12/09/2022 16h39

Foto: Divulgação 

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizará, na terça-feira (13), o webinar “A Utilização de Embarcações de Bandeira Brasileira na Cabotagem”. O diretor-geral, Eduardo Nery, e o diretor substituto, José Renato Fialho, farão a abertura do evento. O encontro ocorrerá das 14h30 às 16h e não há necessidade de realizar inscrição. Para acompanhar, clique aqui.

Nessa próxima versão do Webinar, especialistas apresentarão um estudo realizado com o panorama atual das cargas conduzidas na cabotagem brasileira – bem como a participação das embarcações nacionais para cada um dos perfis dos carregamentos transportados nessa modalidade: granel sólido, granel líquido, carga geral e carga conteinerizada. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre o setor aquaviário, cujo trabalho foi desenvolvido a fim de criar um índice de participação das embarcações de bandeira brasileira na cabotagem por perfil de carga.

Esse cálculo traz a quantidade de toneladas transportadas por embarcações nacionais por meio da cabotagem, dividida ao total de cargas desembarcadas nos terminais portuários nesse tipo de navegação durante o mesmo período. Além disso, o participante do Webinar poderá conferir que o valor dos fretes na cabotagem também foi objeto de estudo. Para tanto, foram selecionadas rotas de destaque para os principais tipos de mercadoria e considerada a bandeira das embarcações utilizadas no transporte – se brasileira ou estrangeira.

Debates

Na ocasião, haverá um debate sobre os principais resultados do estudo com a participação de representantes da Agência, da Diretoria de Navegação e Hidrovias do Ministério da Infraestrutura e da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac).