Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Andrade Distribuidor automatiza novo centro logístico em Alagoas

Nova estrutura possui 8.294 m², altura de 14 metros e ganhou uma nova organização dos fluxos de materiais

24/07/2023 09h38

Foto: Divulgação 

A viastore Systems, multinacional alemã que desenvolve projetos e fabrica sistemas automatizados para armazéns e processos de intralogística, anunciou a entrega do novo armazém automatizado para a Andrade Distribuidor, localizada em Arapiraca (AL). A empresa atua há 35 anos no mercado e distribui produtos de perfumaria para os estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Com os ganhos iniciais proporcionados pela automatização, a Andrade Distribuidor absorveu 15% no volume de vendas em 2022 se comparado a 2021. Além do aumento de 22% no primeiro trimestre de 2023 em relação a 2022, os colaboradores acabaram absorvidos neste processo.

Segundo a multinacional, a Andrade Distribuidor solicitou um novo conceito de instalação, pensando na automatização, pois enfrentava problemas de manuseio e armazenagem de produtos por não ter uma linha de separação única – estava subdividida em 3 linhas, sem uma entrada automática de caixas.

Outro ponto crítico era o reabastecimento constante das linhas de picking, exigindo maior esforço do turno da noite. As áreas disponíveis para picking não atendiam a demanda, exigindo reabastecimento manual e envolvendo várias pessoas, atrasando a saída dos veículos no dia anterior.

“Nós já tínhamos em nossa operação esteiras transportadoras com picking by monitor, longe de um modelo ideal para nossa operação. Após a viagem de nosso CEO, Celso Pessoa, à China, reativamos o desenvolvimento do projeto com sistemas que pudessem suportar o nosso crescimento físico, mercadológico e produtivo, com retorno sobre o investimento tangível”, contou Thales Souza gerente de Logística da Andrade.

Segundo a viastore, o prédio do centro logístico, que conta com 8.294 m², altura de 14 metros, ganhou uma nova organização dos fluxos de materiais. A operação foi dividida em caixas fechadas e produtos fracionados, que passaram a ser armazenados em um Miniload e estruturas porta-paletes, e movimentados em uma combinação transportadores e sorters.

O distribuidor adotou como estratégia estocar e movimentar itens de alta rotatividade (curva A) no Miniload, os de médio giro em Flow Racks, e os de baixo giro, em porta-paletes, onde a separação é manual.

“Mais de 95% dos SKUs de produtos cosméticos fracionados dentro do departamento de cosméticos representam, em 2023, 81% do faturamento. Eles estão na linha de separação de pedidos totalmente automatizada, proporcionando melhoria nos processos e, consequentemente, maior agilidade e acuracidade dos pedidos e entregas da Andrade, aumentando a credibilidade do distribuidor junto a seus clientes”, afirmou a multinacional.

Tecnologia

Em nota à imprensa, a viastore explicou que o sistema viadat WMS, desenvolvido pela própria empresa, controla toda a operação de fracionados armazenados e processa os pedidos conforme as regras de negócio da Andrade. O viadat MFC controla o fluxo de produtos nos transportadores.

De acordo com a multinacional, os pedidos liberados pelo viadat WMS seguem pelos transportadores para separação. Coletores de códigos de barras e o picking by monitor apoiam a separação nas estações, um total de 24, que são equipadas com balanças – este conceito de separação em estações elimina a necessidade de conferência, pois os produtos são lidos e pesados em cada estação.

“A viastore usou uma metodologia exclusiva para projetar cenários futuros com base no volume de pedidos, de movimentações, tipos de carga (completo e fracionados) bem como perfil de pedidos da distribuidora e, assim, entendemos e indicamos o tipo de automatização mais aderente ao centro de distribuição”, explicou Emerson Lourenço, Head de Operações da viastore Systems no Brasil.