22/06/2020 07h03
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começa nesta segunda-feira (22) a segunda edição do evento digital ‘Segurança em Foco’. O evento segue até quinta-feira (25), é gratuito, e contará com apresentações sobre instrução e treinamento, o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 63 (Licença de Mecânicos e Comissários), RBAC 91 (requisitos gerais de operação para aeronaves civis) e segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC).
A série de webinários Segurança em Foco foi idealizada com o objetivo de esclarecer dúvidas dos regulados e demais interessados sobre assuntos relacionados à atuação da Anac, como segurança operacional, aeronavegabilidade e infraestrutura aeroportuária. As apresentações são conduzidas por servidores do corpo técnico da Agência e por convidados externos, sempre garantindo espaço para que os espectadores encaminhem suas dúvidas ao final das exposições.
As transmissões serão realizadas pelo Canal Webinários Anac, no YouTube, e podem ser acompanhadas ao vivo sempre das 10h às 12h. Não é necessário realizar inscrição prévia.
Novo Manual de Cursos da Anac
Os profissionais da aviação civil ganharam um reforço importante para sua formação: o novo Manual de Cursos da Anac (IS 141-007), que está disponível para os interessados desde 15 de junho, no site da Anac. Foram condensados em um único documento (com 511 páginas) os conteúdos de 14 manuais e de outros normativos que, juntos, somavam mais de 1.500 páginas. A publicação atualiza o conteúdo de manuais de cursos (alguns vigentes desde os anos 1990) com foco na qualidade, segurança e flexibilização para montagem de programas de formação de profissionais nos Centros de Instrução de Aviação Civil (CIACs).
Ainda que o volume total do conteúdo tenha sido reduzido, a IS 141-007 continua extensa e tecnicamente densa, mas de fácil utilização. O material ganhou formato amigável e dinâmico, contendo figuras, fotos, ilustrações da Galeria Crescenti, diagramação e hiperlinks.
A IS 141-007 representa um marco na formação de profissionais de aviação civil. Houve desburocratização e harmonia da IS com os regulamentos RBAC nº 61, RBHA nº 63 e RBAC nº 65. Outro ponto importante do Manual é o Programa de Qualidade na Instrução (PQI), que consiste na classificação dos programas de instrução com a concessão de um selo (estrelas) da Anac para as instituições cujos programas extrapolarem o mínimo previsto na IS e entregarem mais ferramentas que assegurem a qualidade da instrução.