Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Anac autoriza operação do Cessna SkyCourier no Brasil

O turboélice utilitário é projetado para manusear cargas em regiões de difícil acesso

09/08/2023 10h07

Foto: Divulgação 

A Textron Aviation anunciou que o turboélice Cessna 408 SkyCourier recebeu a certificação de tipo pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), possibilitando as operações do utilitário no mercado brasileiro.

O Cessna 408 SkyCourier é um turboélice bimotor, não-pressurizado projetado para manusear cargas em regiões de difícil acesso, além de atender voos regionais de baixa capacidade e em regiões com aeroportos remotos ou operacionalmente restritos.

Equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, o Cessna 408 pode ser configurado rapidamente para o transporte de até 19 passageiros ou transportar cerca de duas toneladas de cargas, com alcance máximo de 1.704 quilômetros e altitude de cruzeiro de 25.000 pés, o equivalente a 7.620 metros.

O avião necessita de 1.116 metros para decolar com seu peso máximo de decolagem, alcançando a velocidade de cruzeiro de 210 nós, ou 389km/h.

A aeronave conta com uma suíte aviônica Garmin G1000NXi, oferecendo todos os recursos de navegação e gerenciamento de voo em três monitores de alta resolução de 12 polegadas. O turboélice permite operações single-pilot, na qual a tripulação miníma é constituída por apenas um piloto.

O SkyCourier é uma opção para uma variedade de clientes, incluindo agências governamentais, policiais e militares, operadores de ambulâncias aéreas, transportadores de carga, corporações e organizações humanitárias.

A Força Aérea Brasileira é um dos potenciais clientes do utilitário, já que demonstrou interesse na aquisição do C-408 para substituir seus veteranos C-95 Bandeirante, com mais de 30 anos de serviços prestados.

Outro potencial cliente é a Azul Linhas Aéreas que avalia aeronaves para complementar seus voos sub-regionais. A transportadora opera uma frota de 23 Grand Caravan, sendo a maior operadora do modelo no país.

O processo de certificação do SkyCourier pela agência federal de aviação norte-americana (Federal Aviation Admnistration – FAA, na sigla em inglês) começou em 2022, com a certificação ocorrendo em março do mesmo ano, dois anos depois da previsão de entrada em serviço. 

As primeiras entregas da versão cargueira foram feitas em maio deste ano, para a FedEx. A variante dedicada ao transporte de passageiros foi entregue no mesmo mês à Western Aircraft, que opera os aviões para a Lanai Air, empresa aérea que oferece serviços de luxo conectando as ilhas havaianas de Oahu e Lāna'i.