Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Americanas inaugura primeira loja autônoma do Rio Galeão

Com o conceito "pegou, levou", a unidade tem sua operação baseada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores

24/11/2021 16h10

Foto: Divulgação

A Americanas S.A. inaugurou nova loja Ame Go no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Rio Galeão. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas, a nova Ame Go será a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo. Com o conceito "pegou, levou", sem vendedores, sem fila e sem checkout.

Localizada no embarque doméstico, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e, atualmente, quase 8 mil pessoas da comunidade aeroportuária, a Ame Go possui 35 metros quadrados e terá um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias. Há itens como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.

Baseada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go é uma tecnologia de loja que oferece uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura. Na jornada do cliente, o app Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code; as câmeras reconhecem sua biometria corporal, assim, sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O espaço possui wi-fi próprio e o valor das compras é debitado no app, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.

As tecnologias usadas na construção do app da Ame e da estrutura física da loja, que conta com layout inteligente e que facilita o fluxo de pessoas, permitem que o cliente conclua a jornada de compra em segundos. " A Ame Go é o resultado da combinação de dois dos nossos ativos únicos, que são a nossa cultura de inovação constante e a nossa plataforma física com expertise no varejo, para proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluida e surpreendente", destaca o CTO da plataforma física da Americanas S.A., João Guerra.

A  gerente de Varejo do Rio Galeão, Tatiana Pizzolante, explica que a inauguração reforça o posicionamento do aeroporto como um terminal que vai além de um local para chegadas e partidas. “Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso", finaliza.