Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

American Airlines apresenta seu novo Airbus A321 XLR

Com a aquisição, a companhia planeja expandir rotas para Europa e América do Sul, com destaque o Brasil

15/12/2025 07h54

Foto: American Airlines - Divulgação

A  American Airlines apresentou seu novo Airbus A321 XLR na última quinta-feira (11), no Aeroporto JFK, em Nova York, destacando sua estratégia para ampliar a conectividade internacional, especialmente para destinos na Europa e América do Sul, com destaque o Brasil.

O A321 XLR, versão de longo alcance do popular A321neo, promete aumentar significativamente o alcance da companhia, que hoje opera majoritariamente Boeing 777 e 787-9 em suas rotas de longa distância a partir de JFK.

A American, que é cliente de lançamento do A321 XLR nos EUA, possui um pedido de 50 unidades do modelo, já tendo recebido a primeira aeronave equipada com motores CFM LEAP-1A e capacidade para 155 passageiros. Inicialmente, a frota substituirá os 15 Airbus A321 nas rotas transcontinentais e também será usada em serviços transatlânticos para cidades menores.

Brian Znotins, vice-presidente sênior de Planejamento de Rede da American, destacou que o A321 XLR permitirá voar para novos mercados, como a rota inaugural entre Nova York e Edimburgo, além de destinos secundários na França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido.

A companhia pretende expandir essas operações a partir de hubs como Miami e Dallas/Fort Worth (DFW), incluindo destinos no Brasil, fortalecendo sua presença no principal mercado de longa distância da empresa: a América do Sul.

A aeronave possibilitará à American operar em aeroportos secundários com demanda compatível, mantendo os serviços durante o ano todo graças ao seu tamanho reduzido, enfrentando a concorrência nos hubs mais competitivos.

Quanto ao conforto, o A321 XLR trará melhorias significativas em relação às gerações anteriores. A classe executiva, denominada Flagship Suites, contará com 20 suítes em configuração espinha de peixe, com portas privativas, enquanto a classe econômica premium terá 12 poltronas reclináveis.

A classe econômica contará com 123 assentos Collins Meridian slimline, todos com encostos de cabeça ajustáveis e design moderno, prometendo uma experiência de voo premium, comparável apenas à frota Boeing 787-9 da empresa.