Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Airbus Beluga pousa em Fortaleza em 1ª viagem da aeronave à AL

Da capital cearense, o avião segue nesta segunda-feira (25) rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

25/07/2022 08h49

Foto: Divulgação 

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião "baleia", chegou ao Ceará em seu primeiro pouso na América Latina. A aeronave pousou por volta das 15h25 do domingo (24), no Aeroporto de Fortaleza. O avião pernoitou em Fortaleza, decolando nesta segunda-feira (25) ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para transportar um helicóptero ACH160.

No aeroporto do interior de São Paulo, o Beluga ficará no hangar da Azul Linhas Aéreas, onde haverá um evento da Airbus e da Helibras em que convidados poderão conhecer as duas aeronaves que chegam ao Brasil pela primeira vez - tanto o Beluga quanto o helicóptero ACH160 que será descarregado no local.

Depois disso, a aeronave – famosa pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga - iniciará o seu percurso de volta, voando de Campinas para Fortaleza e, de lá, deixará o país. 

Famosa baleia beluga

O modelo A300-600ST é assim chamado por parecer uma baleia beluga, também conhecida como baleia-branca. Ele também é conhecido como a baleia voadora.  O avião geralmente é usado para transportar peças entre as fábricas da Airbus pelo mundo. 

Ele é considerado um dos maiores aviões cargueiros do planeta em se tratando de volume, sendo maior que Lockheed C-5 Galaxy, utilizado pelas forças armadas dos Estados Unidos e que o Antonov An-124. 

Conforme a Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.