Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Aeroporto de Alfenas, no Sul de Minas, vai passar por expansão

Projeto visa à construção de novos hangares e edital deve ser lançado em breve

23/07/2022 08h51

Foto: Divulgação 

O Aeroporto Comandante Paschoal Patrocínio Filho, localizado em Alfenas, no Sul de Minas Gerais, vai passar por expansão. A prefeitura municipal obteve aval do Comando da Aeronáutica para executar o projeto Hangar Alfenas, que visa à construção de novos hangares para abrigar aeronaves no local. O projeto de infraestrutura se encontra na etapa final de elaboração e um edital de chamamento público deverá ser lançado em breve.

As informações são do secretário de desenvolvimento econômico de Alfenas, Conrado Gomes. Segundo ele, a expectativa é que cerca de 30 dias após a publicação do edital sejam definidas as empresas para quais serão cedidas as áreas, por meio de leilão. Os valores ainda não foram estipulados, mas vão ser definidos por metro quadrado.

“Hoje são 10 hangares e o projeto contempla outros 14. Temos áreas de 300 e 550 metros quadrados. Já existem muitos interessados em contato com a prefeitura, em busca de informações e confirmados no processo licitatório”, detalha. Um dos espaços deverá ser destinado à construção de uma oficina mecânica de aeronaves.

A autorização da Força Aérea Brasileira tem validade de dois anos e se refere às questões relacionadas com a segurança e a regularidade das operações aéreas. Assim, não supre a deliberação de outras entidades da administração pública sobre outros assuntos, como licenciamento ambiental, por exemplo. Uma das orientações é que os hangares devem ter no máximo 12 metros de altura.

“Informo que deverão ser observados os critérios de sinalização e iluminação de objetos, além de que a responsabilidade pela instalação, operação e manutenção dos equipamentos de sinalização de obstáculos será do proprietário, titular do domínio útil ou possuidor das propriedades”, diz o documento.

De acordo com Gomes, as negociações para a aprovação do projeto levaram cerca de um ano e meio e a aprovação vai contribuir para o desenvolvimento econômico do município e de toda a região.

“Após concluirmos as negociações com os interessados por todos os hangares, pretendemos convocar os empresários para selecionar uma concessionária para gerir o terminal. O aeroporto foi cedido pela União ao município de Alfenas e temos trabalhado para aprimorar as condições de operação da aviação regional”, adianta.

Fonte: Jornal do Comércio