Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

ABVCAP e ApexBrasil vão acelerar até 15 startups no Nordeste

Candidatas devem ter faturamento anual mínimo de R$ 500 mil e interesse em captar

17/01/2026 10h20

Foto: Ilustrativa

Startups do Nordeste serão o foco do programa de aceleração Inova+Invest, lançado em parceria entre a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Serão selecionadas até 15 empresas da região, que terão acesso a acompanhamento estratégico no avanço da captação e no crescimento dos negócios.  

O programa é executado pela ACE Ventures, que vai atuar como aceleradora responsável por todas as etapas da jornada dos empreendedores.

Essa é a primeira edição do Inova+Invest, que escolheu o Nordeste pelo potencial de crescimento de empresas inovadoras na região, que já conta com um dos principais polos de startups do país – o Porto Digital, em Recife.

“Ao concentrar esforços na primeira edição na região, conseguiremos ampliar o acesso ao capital e estruturar oportunidades que contactem investidores a projetos de qualidade, fortalecendo o potencial de geração de negócios e investimentos local”, diz Priscila Rodrigues, presidente da ABVCAP. “A região tem tanto boas soluções que podem receber aportes, como investidores que buscam diversificação das suas carteiras e estão dispostos a entenderem melhor os investimentos alternativos, por isso nosso papel será o de identificar esses dois públicos”.  

Pedro Waengertner, CEO da ACE Ventures, destaca que o Nordeste concentra talentos e empresas inovadoras que muitas vezes permanecem fora do radar dos grandes centros de investimento. “O Inova+Invest Nordeste ajuda a mudar essa lógica, aproximando capital qualificado da região e preparando startups para captar com eficiência”, afirma.

O Inova+Invest também prevê novas edições, com foco na região Norte, além do Nordeste. Segundo Helena Brandão, gerente de Investimentos da ApexBrasil, essas duas regiões têm atraído a atenção da agência desde 2023.

“A agência vem desenvolvendo programas de promoção de exportações para apoiar mais empresas e, recentemente, ampliou sua atuação para fomentar investimentos e fortalecer ecossistemas regionais de venture capital. Seu papel inclui conectar investidores nacionais às oportunidades dessas regiões, estimular novos investidores locais e, no futuro, aproximar empresas mais maduras de VCs e CVCs internacionais”, diz a executiva.